VIDA URBANA
MP acompanha reclamações feitas
Qualidade no atendimento e demora na marcação de consultas e exames, são principais reclamações de usuários do SUS.
Publicado em 11/03/2012 às 8:00
Principal elo da população para denunciar os problemas no Sistema Único de Saúde, o Ministério Público (MP), através da Promotoria da Saúde, acompanha de perto as reclamações dos usuários.
O promotor Herbert Targino enumerou as denúncias mais comuns que são feitas ao órgão. Segundo ele, o trabalho da entidade é fiscalizar o serviço que é oferecido, uma vez que as reclamações ao longo de 2011 foram constantes.
“O que mais recebemos são reclamações acerca da qualidade do atendimento médico, a demora para a marcação de consultas e principalmente a entrega dos medicamentos que não pode ser feita pelos enfermeiros ou técnicos. Há uma demanda reprimida para a realização de ultrassonografia mamária, e após as denúncias nós temos investigado e cobrado a solução desses problemas”, explicou o promotor.
Para que o serviço oferecido pelo SUS passe a corresponder ao que a população almeja, Targino também cobrou para que os serviços de alta complexidade também sejam aprimorados. “O sistema público de atendimento sempre precisa melhorar. No Isea mesmo, a criação de uma UTI para as gestantes é urgente.
São serviços que não podem esperar ”, pontuou o promotor.
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