icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MP dá novo prazo para PMJP concluir obra

2ª Promotoria do Meio Ambiente realizou uma nova inspeção no cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro Varadouro.

Publicado em 30/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37

Uma nova inspeção da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa no cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro Varadouro, em João Pessoa, constatou que ainda não foram concluídas obras de manutenção e restauração.

A fiscalização aconteceu na manhã de ontem, cerca de dois meses após a primeira ação. Para realizar as obras de adequação do cemitério, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) deu mais 30 dias de prazo à Prefeitura Municipal (PMJP).

De acordo com o promotor do Meio Ambiente e Patrimônio Social, João Geraldo Barbosa, na primeira inspeção ficou pactuado que em 60 dias, a prefeitura iria realizar os serviços de adequação, cuja maioria deles foi efetivada, como a remoção de algumas árvores, com o devido licenciamento ambiental do órgão apropriado, que estavam danificando alguns túmulos e liberação de algumas passarelas de acesso dos funerais, além de capinagem, poda e limpeza. “Estava quase impossível chegar às galerias porque o carro de transporte do ataúde não conseguia chegar até o túmulo para sepultamento”, afirmou.

João Geraldo disse que a prefeitura também deveria ter fechado a abertura que tem no muro da parte de trás do cemitério, “que dá acesso indevido a qualquer pessoa, desde vândalos a usuários de drogas, e de toda sorte de vícios e práticas indevidas e indesejáveis, vulnerabilizando a segurança do cemitério, tanto devido a abertura no muro, como pela falta de seguranças”. Além disso, outra recomendação que está pendente é a restauração e pintura das grades que cercam o cemitério, que pertenceram à praça João Pessoa

Conforme o promotor, ainda há o compromisso de tentar remover da parte central das alamedas, a iluminação para as laterais, a fim de deixar livres os caminhos de acesso. “Daremos mais um prazo de 30 dias para a conclusão de tudo e esperamos que a prefeitura termine o que já foi pactuado há quase 60 dias”, frisou.

João Geraldo orientou a administração do cemitério a efetivar os flagrantes necessários, através dos seguranças e acionando a polícia, para quem insistir em causar dano ao cemitério. Caso as exigências não forem atendidas no prazo estabelecido, o MPPB irá ingressar com Ação Civil Pública (ACP), mas não acredita que seja necessário, “já que até então a prefeitura tem se demonstrado interessada em resolver as questões da melhor forma possível”.

O diretor de Serviços Urbanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Flávio Monteiro, garantiu que os serviços de construção do muro traseiro e nas grades do cemitério seriam iniciados ainda ontem. “Iremos tomar providência imediata. O muro será fechado a partir de hoje (ontem) e também providenciar seguranças para o local para evitar que os indivíduos façam a abertura novamente. Hoje (ontem), também começaremos a pintura das grades. Até o próximo dia 2 esses serviços estarão concluídos”, afirmou ao acrescentar que as grades serão inicialmente pintadas e que a restauração será feita posteriormente, mas dentro do prazo estabelecido.

Já o administrador do cemitério, Joacil Aldo, avaliou como positiva a ação do MPPB, já que viabiliza melhorias para o local.

“É uma ação muito viável, pois temos pouca segurança. Aqui é local de grande risco, segundo estatísticas da própria segurança pública. Cabe às autoridades melhorar os serviços prestados à população. Acredito que o prefeito já esteja providenciando mais seguranças, pois já está sendo feita uma licitação, com o aumento efetivo do quadro do cemitério”, pontuou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp