VIDA URBANA
MP lança campanha para reduzir número de assassinatos em CG
Reduzir crimes causados por intolerância e impulso é um dos principais objetivos da campanha 'Conte até 10. A raiva passa, a vida fica'.
Publicado em 04/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:06
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotoria da Infância e Juventude, lançou ontem, em Campina Grande, a campanha nacional 'Conte até 10. A raiva passa, a vida fica'. O objetivo da campanha é reduzir o número de crimes de homicídios motivados pela intolerância e impulso em todos os aspectos da sociedade e que envolve também as crianças e os adolescentes.
Representantes da polícias Civil e Militar, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde do município também participaram da solenidade de lançamento. De acordo com o promotor da Infância e Juventude Herbert Targino, a campanha também visa a despertar uma consciência coletiva a respeito da paz social, a fim de que a sociedade busque mecanismos preventivos contra a prática desses crimes.
“A campanha pretende trabalhar de forma integrada com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas, além de vários outros segmentos da sociedade como escolas, clubes de mães e associações de moradores através de ações educativas nas escolas e nas ruas da cidade”, comentou o promotor. Ainda segundo Herbert, a Paraíba é o terceiro estado no ranking de homicídios contra jovens no Brasil perdendo apenas para Alagoas e Espírito Santo.
“A educação é uma das principais alternativas para mudar esta realidade nacional e pensando nisso vamos realizar palestras e gincanas com esses jovens nas escolas de Campina, despertando cidadania e responsabilidade social”, acrescentou Herbert. As escolas públicas da cidade serão visitadas para difundir a campanha, bem como a mensagem de paz será repassada para a população em geral por meio de blitzen e distribuição de material informativo nos postos de saúde e nas ruas centrais da cidade.
Para o superintendente da Polícia Civil em Campina Grande, delegado Marcos Paulo, somente por meio da educação é possível reduzir os índices de violência. Ele informou que em Campina, apenas este ano, já foram registradas 131 mortes por violência e iniciativas como a campanha 'Conte até 10' são fundamentais para despertar a reflexão sobre o valor da vida e promoção da paz.
Comentários