icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MPF sugere permanência dos bares do Jacaré até 2015

Proposta de TAC foi apresentanda nesta  terça (2). Comerciantes pediram mais tempo para analisar sugestão.

Publicado em 02/09/2014 às 16:53

O Ministério Público Federal (MPF) sugeriu, nesta terça-feira (2), a permanência dos bares da Praia do Jacaré , que ocupam áreas da União, até fevereiro de 2015. A sugestão foi colocada em uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) apresentada durante audiência na sede do órgão. O documento, no entanto, não foi assinado por que o advogado dos comerciantes pediu mais tempo para analisar os detalhes.

O procurador da República José Godoy Bezerra, que convocou a audiência, atendeu o pedido dos comerciantes e marcou uma nova reunião para a próxima sexta-feira (5), quando o TAC deve ser assinado. Os comerciantes deveriam ter desocupado a área da União no dia 28 de agosto

O presidente da Comissão Representativa dos Comerciantes do Polo Cultural e Gastronômico da Praia do Jacaré, Clenildo Costa, disse que os donos dos bares não fecharam a questão durante a audiência porque não concordam com a sugestão do MPF. “Queremos estender o prazo para mais 12 meses, desde que os órgãos competentes se comprometam a fazer a parte deles”, disse.

Clenildo afirmou que espera um consenso e que o TAC venha a ser assinado. “Não descartamos nenhuma possibilidade e queremos ajudar no processo de regulamentação, para reordenar o espaço e promover melhorias para paraibanos e turistas. Isso irá manter a geração de empregos e de renda daqueles que dependem do comércio local”, finalizou.

Também participaram da audiência desta terça representantes da prefeitura de Cabedelo, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do Ibama e da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Na segunda-feira (1) , a prefeitura de Cabedelo, através do Comitê Gestor do Projeto Orla apresentou a proposta de reordenamento e urbanização do Parque Municipal Turístico da Praia Fluvial de Jacaré. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos membros do Comitê.

A Superintendente Regional do Patrimônio da União (SPU), Daniela Bandeira, membro do comitê, se mostrou entusiasmada com a apresentação da proposta, e foi favorável ao projeto.

“O Patrimônio da União votou favoravelmente ao projeto que foi apresentado porque, na nossa ótica, ele representa um avanço significativo para o turismo de Cabedelo e da Paraíba. Observamos que, pela primeira vez, foi apresentada uma liberação completa da área da União, chamada de área de uso comum, que será destinada, realmente, para o uso comum, como passeio e contemplação, sem ferir a legislação vigente", destacou.

Bandeira acrescentou, ainda, que a SPU jamais teve intenção de inviabilizar o potencial turístico da Praia do Jacaré. " Somos sensíveis, sim, à geração de emprego e renda no local. A SPU jamais tentou inviabilizar aquele equipamento turístico, ao contrário de muita coisa que é dita. Com a apresentação desse projeto, esperamos uma potencialização e dinamização das ações de turismo no Parque", disse.

(atualizada às 18h12)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp