VIDA URBANA
MPPB quer retirar pedintes dos semáforos da Capital
De acordo com Valberto Lira, o objetivo da audiência é cumprir o que dispõe o artigo 254, inciso I, do Código de Trânsito, que proíbe a permanência ou locomoção de pedestres nas pistas de rola
Publicado em 31/10/2008 às 10:09
Da Redação
Com assessoria do MPPB
Na próxima terça-feira (4), a Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Cidadão de João Pessoa, decide como será feira a retirada de pedintes, limpadores de pára-brisas de automóveis, vendedores ambulantes e distribuidores de panfletos dos semáforos da Capital.
De acordo com o promotor de justiça de Defesa dos Direitos do Cidadão, Valberto Lira, o objetivo da audiência com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Programa de Atenção à Pessoa Idosa, coordenação do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência e STTrans, é cumprir o que dispõe o artigo 254, inciso I, do Código de Trânsito.
O artigo proíbe a permanência ou locomoção de pedestres nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-las onde for permitido.
“É público e notório a existência de pedintes, pessoas idosas ou com deficiência nos semáforos. O pior é que são pessoas exploradas pelos próprios parentes que os obrigam a pedir esmolas”, declarou Valberto Lira.
Ele também informou que já recebeu várias denúncias sobre os limpadores de pára-brisas de veículos, que estariam utilizando produtos que mancham os veículos e alguns estariam se portando de modo ameaçador, caso o motorista recuse o seu serviço.
Valberto disse que tem constatado que muitas vezes o trânsito se torna lento
ou engarrafado, por causa da presença dessas pessoas nas pistas de rolamento.
“Basta uma simples olhada no ‘Retão de Manaíra’, em frente à Esplanada e em
frente ao Lyceu para confirmar isso”, disse.
Comentários