VIDA URBANA
MST inicia jornada nacional com ocupação de fazenda em Santa Rita
Cerca de 60 famílias ocuparam fazenda Mubamba do Rangel, que segundo o MST, possui 1.200 hectares improdutivos. Ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária.
Publicado em 12/04/2010 às 11:30
Da Redação
Com Assessoria do MST
Uma fazenda foi ocupada por membros do Movimento dos Sem Terra, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. De acordo com a assessoria do MST a ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária na Paraíba que teve início no domingo (11) e está previsto para acontecer durante todo o mês de abril.
Cerca de 60 famílias participam do protesto na fazenda Mubamba do Rangel que, segundo o MST, possui 1.200 hectares improdutivos. A primeira ocupação na área aconteceu em 2004 quando os manifestantes reivindicaram a reintegração de posse.
As ocupações do MST acontecem amparadas pelo art. 184 da Constituição Federal que prevê a desapropriação dos proprietários de terras que não cumprem função social, ou seja, produzem sem respeitar o meio ambiente e legislação trabalhista.
A Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que ocorre todo ano no mês de abril tem como foco homenagear os 19 trabalhadores Sem Terra mortos em Eldorado dos Carajás em 1996. O dia do massacre, 17 de abril, ficou marcado no Brasil como o Dia Nacional de Luta por Reforma Agrária.
Comentários