VIDA URBANA
Muitos pais ainda têm medo de falar com os filhos
O medo de estimular a sexualidade precoce nos filhos ou causar algum tipo de trauma ainda tornam o assunto difícil para muitos pais.
Publicado em 25/12/2011 às 7:41
Falar sobre sexo com os filhos ainda é uma barreira para muitos pais. Segundo o psicólogo Moisés Ortega, alguns adultos não querem nem que os filhos saibam sobre sexo, pois temem, de alguma forma, estimulá-los. Outras vezes, os pais até proíbem, com receio que haja gravidez precoce ou contágio por alguma doença.
É o caso da técnica de enfermagem Fabiana César da Silva, que tem dois filhos, um menino de 8 e uma menina de 13. Mesmo a mais velha já tendo passado pela fase da primeira menstruação, a mãe prefere não falar sobre sexo, até que a menina tome a iniciativa de perguntar.
“Nunca toquei no assunto. Não quero ser muito precoce e puxar a conversa. Embora eu imagine que ela tenha curiosidade”, disse Fabiana, acrescentando que a filha só questiona sobre temas que aprendeu na escola, a exemplo de métodos contraceptivos.
“Ela chega com o livro na mão e pergunta mais sobre o assunto.
Eu oriento, mas sem puxar outros temas”, completou Fabiana.
Já com o filho de 8 anos, as respostas são mais “bobinhas".
"Um dia ele chegou perguntando de onde os bebezinhos vêm.
Eu disse que era de uma sementinha que nasce na barriga e vai se desenvolvendo. Ele é muito bobinho, tenho medo de falar como tudo acontece e causar algum trauma. Ele ficou conformado com a resposta”, disse Fabiana.
Comentários