VIDA URBANA
Mulher internada com suspeita de Gripe A está na UTI do Santa Isabel
Mulher grávida foi transferida na última terça-feira (2) do município de Itapororoca para JP. Ela apresentava deslocamento prematuro da placenta, que teria sido causado por dois sintomas da H1N1.
Publicado em 12/02/2010 às 10:07
Da Redação
Uma mulher foi internada na última quarta-feira (3) no hospital Santa Isabel, em João Pessoa, com suspeita da gripe A. Ela estava grávida e apresentava dois dos sintomas da nova gripe que matou três pessoa na Paraíba em 2009.
Na última terça-feira (2), a mulher foi transferida do município de Itapororoca para a Capital com deslocamento prematuro da placenta. Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde de João Pessoa, a complicação foi causada por excesso de tosse e também por dispnéia, dois dos sintomas da gripe A.
Ela foi internada no hospital Cândida Vargas, em Jaguaribe, onde deu à luz que segundo a assessoria da Secretaria de Saúde do Município, o estado de saúde é regular. Já o quadro de saúde da mulher com sintomas da nova gripe piorou e ela teve que ser transferida para o hospital Santa Isabel, também em João Pessoa, na manhã da quarta-feira (3).
OLaboratório Central do Estado da Paraíba (Lacen) coletou amostras da mulher que serão analisadas no Instituto Evandro Chagas, Belém. O resultado do exame não tem previsão para ser divulgado, mas assim que sair ele será informado para a secretaria de Saúde do Paraíba que informará a secretaria de saúde de Itapororoca.
A assessoria informou ainda que o estado da mulher é grave mas que respira com tranquilidade e responde aos medicamentos.
Gripe A
Na Paraíba foram confirmados 25 casos da gripe A e três mortes. A última confirmação da doença no Estado foi de um analista de sistema de 25 anos, morador de João Pessoa, que adoeceu no dia 19 de janeiro e foi hospitalizado com sintoma gripal e dispnéia. O caso evoluiu para a cura. O resultado do exame foi liberado pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), esta semana.
A terceira morte pela Gripe A na Paraíba foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúdeno início do ano. A vítima foi Rafaela Mesquita Mendonça, de 29 anos, natural de São José de Ramos.
Ela estava grávida e apresentava complicações por conta dos sintomas da influenza. No dia 21 ela deu entradana no hospital Cândida Vargas e em seguida foi encaminhada para o hospital Santa Isabel, aonde não ressitiu. A criança nasceu saudável.
Comentários