VIDA URBANA
Mulheres dedicam o dobro do tempo dos homens aos afazeres domésticos na PB
Diferença foi apontada pela PNAD Contínua, divulgada nesta quinta-feira (4).
Publicado em 04/06/2020 às 16:15 | Atualizado em 05/06/2020 às 8:55
Um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (4), mostra que as mulheres dedicam o dobro de tempo aos afazeres domésticos que os homens na Paraíba.
A média de tempo que as mulheres que, mesmo trabalhando regularmente fora de casa, se dedicam a afazeres domésticos, ficou em 22,4 horas semanais, enquanto a média de tempo de homens foi de 11,5 horas. A nível nacional, esta diferença, de 10,9 horas, é a maior observada entre os estados.
No caso de pessoas que não possuem ocupação formal, as mulheres destinaram em média 26,6 horas semanais aos afazeres domésticos, enquanto os homens destinaram menos da metade deste tempo, com uma média semanal de 12,1 horas.
Tanto nas próprias casas como em domicílios de parentes, 90,8% das mulheres e 69,4% dos homens desempenharam atividades domésticas. A maior desigualdade identificada na taxa de realização dessas tarefas foi identificada na categoria “cônjuge ou companheiro”, com uma diferença média de 26,4 pontos percentuais.
Apenas em pequenos reparos ou em manutenção de domicílio, de automóvel, de eletrodomésticos ou outros equipamentos apresentaram uma participação masculina maior (62,5%) que a feminina (39,7%), o mesmo cenário observado nacionalmente.
Na Paraíba, em atividades como cuidar de animais domésticos, fazer compras ou pesquisar preços para bens para o domicílio, menores diferenças foram observadas. Sete categorias foram pesquisadas pela PNAD.
Comentários