VIDA URBANA
NE toma medidas para evitar que sarampo ultrapasse limites da PB
Pernambuco já está mobilizado na tentativa de evitar que a doença chegue ao Estado. Os 30 municípios que fazem divisa com a Paraíba intensificarão combate à doença.
Publicado em 06/10/2010 às 18:03
Da Redação
O surto de sarampo que a população e os órgãos de saúde da Paraíba têm enfrentado nas últimas semanas não assusta apenas os paraibanos. A região Nordeste tem se mobilizado no sentido de evitar que a doença chegue aos Estados vizinhos. Até agora, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) da Paraíba, 37 casos da doença foram confirmados no Estado.
A SES de Pernambuco, por exemplo, já se mobilizou para tentar evitar a entrada da doença no Estado. A Secretaria esteve reunida com representantes do aeroporto, dos portos e dos municípios que fazem divisa com a Paraíba na manhã desta quarta-feira (6). A reunião foi pautada na execução de duas atitudes principais: a notificação dos casos e a vacinação.
A pretensão é intensificar a notificação dos possíveis novos casos da doença no Estado, através dos sistemas de vigilância epidemiológica. É importante que a população comunique às Unidades de Saúde em até 24 horas do aparecimento dos primeiros sintomas.
Já quanto à vacinação, os esforços serão concentrados nos 30 municípios que fazem fronteira com a Paraíba. Além disso, os órgãos de saúde devem fazer uma busca ativa por não vacinados, para que atualizem as doses da vacina.
Comentários