VIDA URBANA
Novos postos de coleta de lixo eletrônico são instalados na capital
Moradores de três bairros contam com novos locais para descarte.
Publicado em 06/04/2017 às 16:21
Os moradores de João Pessoa agora contam com três novos pontos de coleta de lixo eletrônico, disponibilizados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), ficando agora com seis postos. O serviço vai funcionar nos Núcleos de Serviço da Emlur nos bairros de Tambaú, Mangabeira e Jaguaribe. Os equipamentos eletrônicos podem ser deixados no local de segunda a sexta, das 8h às 14 horas.
Segundo o coordenador da Coleta Seletiva, Josué Peixoto, a população deve levar itens como componentes de computadores e seus periféricos; televisores e monitores; ar condicionado; microondas, aparelhos de celular ou qualquer aparelho eletroeletrônico que acumule energia.
Todo material recolhido nos postos de coleta é levado para o Núcleo da Emlur, no Bairro do Roger, e após aproximadamente 45 dias esse material é recolhido pela Ecobras. A empresa paraibana, com sede no município do Conde, é licenciada para o trabalho especifico de reciclagem e destinação dos componentes eletrônicos.
“O nosso principal foco é a destinação correta desse material evitando, por exemplo, que essas toneladas sejam descartadas em encostas de rios, calçadas ou terrenos baldios”, disse Josué Peixoto. Ele lembra que o lixo eletrônico não deve ser jogado no lixo comum nem nos aterros sanitários devido aos riscos dos componentes tóxicos contaminarem o solo e lençóis freáticos.
“O processo educativo é lento e, portanto, todo cidadão deve ter em mente que é co-responsável por desenvolver uma consciência coletiva no ambiente familiar, profissional e em suas próprias atitudes para formar uma rede de proteção ao meio ambiente”, reforça Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.
Legislação
Aprovada e sancionada pelo Poder Executivo Municipal de João Pessoa em 2011, a Lei nº 12.160 institui normas, prazos e procedimentos para o gerenciamento, coleta, reutilização, reciclagem e destinação final do lixo tecnológico e dá outras providências.
A legislação determina que os produtos descartados e resíduos tecnológicos devem ser coletados, reutilizados, reciclados e receber tratamento final específico e ambientalmente adequado pelas empresas que fabricam, produzem, importam, distribuem e comercializam esses equipamentos ou seus componentes.
Confira os pontos de coleta
Sede da Emlur – Minas Gerais, 177 – Bairro dos Estados – (83) 3214-7628
Núcleo da Emlur Centro Dia – Av. Gouvêia Nóbrega – Roger (próximo ao Parque Arruda Câmara – Bica)
Escola de línguas CNA – Av. Senador Rui Carneiro, 416
Núcleo da Emlur no Bairro Tambaú (Rua Aluizio Franca, 49 – nos fundos da Agencia do Bradesco da Av. Rui Carneiro)
Núcleo da Emlur no Bairro Mangabeira (Rua Alfredo Ferreira da Rocha – na Praça Coqueiral)
Núcleo da Emlur no Bairro Jaguaribe (Rua Floriano Peixoto S/N – ao lado da Loja de Móveis Mix)
Comentários