VIDA URBANA
Número de casos de meningite aumenta 70% na Paraíba
Apesar do aumento no número de casos da doença, o índice não é indicativo de surto.
Publicado em 28/12/2011 às 6:30
Até o final de novembro de 2011, a Paraíba registrou um aumento de mais de 70% no número de casos de meningite, com relação ao ano de 2010. No ano passado, foram 62 pessoas acometidas pela doença; este ano (entre janeiro e novembro), 106 registros, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A meningite pode ser viral ou bacteriana. A primeira é uma doença benigna, leve e curável. Já a bacteriana é altamente contagiosa, podendo levar à morte ou deixar sérias sequelas.
“Realmente houve um aumento no número de casos aqui no Estado, mas não podemos caracterizá-lo como um surto e sim como uma variação sazonal. É uma situação de alerta, que deve ser tratada com cuidado, já que a doença é facilmente transmitida”, ressaltou o médico infectologista do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Evanízio Roque. O HU, assim como o Hospital Clementino Fraga, são as unidades de referência no Estado para tratamento da doença.
O médico também acrescentou que o período de chuva é o mais propício para propagação da meningite, pois as pessoas se aglomeram em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias. “A meningite viral dificilmente leva à morte, apenas se o paciente já estiver muito debilitado. Já a bacteriana pode deixar sérias sequelas e causar a morte mesmo de pessoas saudáveis”, afirmou Evanízio.
A reportagem do JORNAL NA PARAÍBA procurou a Secretaria de Saúde do Estado para comentar os dados e tentar explicar o aumento do número de registros da doença, mas não teve resposta até o fechamento desta edição.
BRASIL E NE
Conforme os dados do Ministério da Saúde, a região Nordeste apresentou uma queda de quase 30% nos registros de meningite, comparando-se 2010 com os dados parciais de 2011.
Ano passado, foram 4.024 casos, contra 2.881 registros até novembro de 2011, ou seja, uma redução preliminar de 28%.
Enquanto que na Paraíba houve um aumento de quase 71% no período, quase todos os Estados nordestinos apresentaram redução. Dos nove estados, seis tiveram queda e três apresentaram aumento.
Nacionalmente, os números da meningite até novembro de 2011 também foram menores que os de 2010. No ano passado, o país registrou 20.498 casos da doença, caindo para 15.065 até novembro deste ano. Uma queda de 26%. O ano de 2011, mesmo com os dados apenas até novembro, foi o que apresentou menor número de registros nos últimos cinco anos, tanto nacionalmente, quanto na região Nordeste. Na Paraíba, no entanto, o ano de 2010, foi o que apresentou menor número de registros.
Comentários