icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Número de casos de meningite aumenta 70% na Paraíba

Apesar do aumento no número de casos da doença, o índice não é indicativo de surto.

Publicado em 28/12/2011 às 6:30


Até o final de novembro de 2011, a Paraíba registrou um aumento de mais de 70% no número de casos de meningite, com relação ao ano de 2010. No ano passado, foram 62 pessoas acometidas pela doença; este ano (entre janeiro e novembro), 106 registros, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A meningite pode ser viral ou bacteriana. A primeira é uma doença benigna, leve e curável. Já a bacteriana é altamente contagiosa, podendo levar à morte ou deixar sérias sequelas.

“Realmente houve um aumento no número de casos aqui no Estado, mas não podemos caracterizá-lo como um surto e sim como uma variação sazonal. É uma situação de alerta, que deve ser tratada com cuidado, já que a doença é facilmente transmitida”, ressaltou o médico infectologista do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Evanízio Roque. O HU, assim como o Hospital Clementino Fraga, são as unidades de referência no Estado para tratamento da doença.

O médico também acrescentou que o período de chuva é o mais propício para propagação da meningite, pois as pessoas se aglomeram em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias. “A meningite viral dificilmente leva à morte, apenas se o paciente já estiver muito debilitado. Já a bacteriana pode deixar sérias sequelas e causar a morte mesmo de pessoas saudáveis”, afirmou Evanízio.

A reportagem do JORNAL NA PARAÍBA procurou a Secretaria de Saúde do Estado para comentar os dados e tentar explicar o aumento do número de registros da doença, mas não teve resposta até o fechamento desta edição.

BRASIL E NE
Conforme os dados do Ministério da Saúde, a região Nordeste apresentou uma queda de quase 30% nos registros de meningite, comparando-se 2010 com os dados parciais de 2011.

Ano passado, foram 4.024 casos, contra 2.881 registros até novembro de 2011, ou seja, uma redução preliminar de 28%.

Enquanto que na Paraíba houve um aumento de quase 71% no período, quase todos os Estados nordestinos apresentaram redução. Dos nove estados, seis tiveram queda e três apresentaram aumento.

Nacionalmente, os números da meningite até novembro de 2011 também foram menores que os de 2010. No ano passado, o país registrou 20.498 casos da doença, caindo para 15.065 até novembro deste ano. Uma queda de 26%. O ano de 2011, mesmo com os dados apenas até novembro, foi o que apresentou menor número de registros nos últimos cinco anos, tanto nacionalmente, quanto na região Nordeste. Na Paraíba, no entanto, o ano de 2010, foi o que apresentou menor número de registros.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp