icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Obras vão acabar alagamentos

Prefeitura de João Pessoa autoriza obras na avenida Beira-Rio; serão construídas duas pontes e uma nova rotatória no local.

Publicado em 28/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 02/02/2024 às 17:23

Os transtornos causados à população pessoense pelos alagamentos na avenida Beira-Rio, em decorrência da cheia do rio Jaguaribe nos períodos chuvosos, devem ser solucionados em um prazo máximo de 20 meses. É o que promete a Prefeitura Municipal de João Pessoa, com o projeto de construção de duas pontes no local, sendo uma em cada via, orçadas em R$ 4,3 milhões e que tiveram a ordem de serviço assinada na manhã de ontem. A obra prevê ainda a construção de uma nova rotatória, além da já existente na entrada do Altiplano e outras modificações no trânsito.

Com a construção das duas pontes, que terão 2,5 metros acima do nível do rio, a promessa é acabar definitivamente com o risco de alagamento no trecho próximo ao acesso aos bairros de Cabo Branco e Altiplano, segundo o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Cássio Andrade. “Na perspectiva dos problemas registrados nessa área, a Seinfra fez um estudo e um projeto que cria as novas pontes de 2,5 metros, substituindo o bueiro existente atualmente. Com isso, será impossível acontecer cenas de alagamentos e transtornos à população”, garantiu.

Complementar a essa obra, serão realizadas algumas intervenções viárias, como a criação de uma nova rotatória na rua Professora Angelina Balthar, conhecida como rua do Capim, para dar mais fluidez ao trânsito, ligando a via com a avenida Epitácio Pessoa, assim como modificações na rotatória que dá acesso ao bairro do Altiplano.

De acordo com o superintendente adjunto da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Roberto Pinto, as intervenções estarão lincadas ao sistema viário da região. “A integração entre as secretarias municipais resultam nessa obra que vem para solucionar um problema grave de mobilidade urbana, em virtude dos alagamentos. Além de interligar as rotas, criaremos novas vias de acesso, desobstruindo o trânsito da capital e dando maior fluidez”, afirmou.

Conforme o projeto, também será criada uma terceira faixa na rotatória do Altiplano para evitar que os condutores que venham da avenida Beira Rio disputem a vez com quem já está no giradouro e ainda será sanada a fila de veículos comumente conhecida em horários de pico na rua Paulino Pinto (que vem de Cabo Branco). “Serão manobras protegidas, sem que se precise esperar os veículos passarem na rotatória, acabando 100% com o congestionamento dessa área”, acrescentou Roberto Pinto.

Após a assinatura da ordem de serviço da obra, o prefeito Luciano Cartaxo reforçou a importância da obra. “Em um prazo de até 20 meses, será impossível ter alagamento na avenida Beira Rio, por mais forte que seja a chuva na nossa cidade.

Estamos buscando a solução definitiva para esse problema, que além da inundação atrapalhando a vida das pessoas, estamos discutindo também as mudanças positivas no trânsito para que tenhamos uma mobilidade mais tranquila, segura e eficiente”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp