VIDA URBANA
Oi reafirma compromisso de fornecer serviços de telecomunicações na Antártica
Também uma vez por ano, a Oi realizará revisão e manutenção preventiva dos equipamentos no local.
Publicado em 15/03/2012 às 19:58
A Oi reafirmou seu compromisso com a Marinha do Brasil de fornecer serviços de telecomunicaçõespara a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que será reconstruída após ser atingida por um incêndio em fevereiro deste ano. Em visita realizada ao Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, no gabinete do Comandante, no Rio de Janeiro, Francisco Valim, presidente da Oi, propôs a renovação da assinatura do convênio de prestação de serviços integrados de telecomunicações à base e reforçou a vontade da companhia de atuar no período de transição e de desenvolvimento de projetos, dando o apoio necessário às equipes envolvidas nos esforços de reconstrução da estação brasileira na Antártica.
Com a renovação do convênio, a Oi atuará em parceria com a Marinha do Brasil para iniciar a implantação da nova infraestrutura de telecomunicações para serviços integrados de voz, dados, internet e recepção de TV, que já eram fornecidos à base pela companhia desde 2006.
Pelo acordo, a Oi deverá montar uma estação terrena de satélite, que ligará a base brasileira à rede corporativa da Marinha, garantindo a conectividade dos militares e pesquisadores instalados na EACF e agilidade na comunicação com suas famílias, com a rede corporativa da Marinha e com demais centros de pesquisa e universidades em território brasileiro.
O compromisso inclui ainda treinamento e qualificação das equipes da Marinha, realizados anualmente, para a operacionalização do sistema e a manutenção dos equipamentos. Também uma vez por ano, a Oi realizará revisão e manutenção preventiva dos equipamentos no local.
Com a perda dos equipamentos que estavam na estação, a Oi terá que reconstruir diversos instrumentos desenvolvidos ao longo do tempo, especialmente criados para suportar a adversidade climática, especialmente o vento e as baixas temperaturas. Entre os equipamentos que foram fornecidos à base brasileira pela Oi estão antenas com sistema anticongelante, modems com sistema de chaveamento, roteadores, terminais para gerenciamento da estação, pressurizador, antenas de transmissão e recepção de sinais de telefonia móvel, aparelhos de telefonia móvel, etc.
A Oi é pioneira na oferta de soluções integradas de telecomunicações no mercado nacional e tem o compromisso de participar ativamente de projetos em benefício da sociedade brasileira. Nesse sentido, a companhia entende que o convênio para o atendimento à EACF é mais uma iniciativa com o objetivo de reforçar a presença da tecnologia brasileira no continente e dar continuidade às pesquisas científicas que vinham sendo desenvolvidas nos últimos anos.
Estação Antártica Comandante Ferraz
A EACF foi inaugurada em fevereiro de 1984. Nesses 28 anos de existência, a base contribuiu para o desenvolvimento de um respeitado programa de pesquisas científicas, que permite ao Brasil estudar o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas consequências para o País e o mundo. Alterações como o aumento da temperatura da Terra (efeito estufa), o buraco na camada de ozônio e o aumento do nível dos oceanos são alguns dos fatores pesquisados na Antártica. Além da importância científica, a EACF dá ao Brasil direito a uma participação ativa na tomadas de decisões relativas ao futuro da região antártica.
Antes do incêndio, estavam em operação mais de 60 módulos, entre alojamentos, laboratórios, oficinas, sala de estar, enfermaria, cozinha, biblioteca, depósitos, sala de comunicações, um pequeno ginásio de esportes e um heliponto, perfazendo uma área construída de mais de 2600m².
Sobre a Oi
A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente em todo o território nacional. Em setembro de 2011 a empresa possuía 67,1 milhões de clientes. Deste total, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1 milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga e 330 mil em TV por assinatura.
Pelo quarto ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa, refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. A Oi participa também da primeira carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa.
Comentários