VIDA URBANA
Órgãos de defesa do consumidor estão 'de olho na validade'
Facilitar a troca de produtos com data de validade vencida e melhorar a qualidade do serviço prestado nos supermercados são os principais objetivos da campanha.
Publicado em 20/03/2012 às 15:15
A campanha “Olho de Validade” terá início na próxima quinta-feira (22), no auditório do SEBRAE, às 14h30 em Campina Grande. O projeto tem como objetivo retirar das prateleiras e gôndolas dos supermercados produtos com data de validade vencida. Estão envolvidos como órgãos fiscalizadores o Ministério Público, Procon, Vigilância Sanitária e a Associação dos Supermercados da Paraíba. Todos assinaram um termo de responsabilidade no último dia 15, em João Pessoa.
O facilitar a troca de produtos com data de validade vencida e melhorar a qualidade do serviço prestado nos supermercados são os principais objetivos da campanha.
A iniciativa só engloba os supermercados afiliados a associação, e todos deverão promover a divulgação da campanha nas dependências dos estabelecimentos, sinalizando através de adesivos a sua participação, passando claramente essa informação aos consumidores.
O superintendente da Associação dos Supermercados, Damião Evangelista, comentou que “essa ação vem mostrar que o setor supermercadista também se preocupa com seus clientes e com a sua saúde”.
O consumidor, ao encontrar um produto com data de validade vencida na prateleira de um dos supermercados afiliados, terá o direito de levar para casa outro produto igual, dentro da validade, totalmente grátis. Na indisponibilidade do produto adquirido, terá o consumidor direito a troca do produto por outro similar.
Outra que falou sobre a importância da campanha foi a coordenadora do Procon, Kátia Monteiro. “A campanha é válida porque incentiva o consumidor a fiscalizar o seu direito. Consumir produtos com data de validade vencida pode causar danos a saúde dos consumidores.”
Kátia finalizou afirmando que admirou a decisão de Damião Evangelista sobre também ser um dos participantes. “É também um reconhecimento por parte da Associação dos Supermercados que o consumidor não pode ter seus direitos prejudicados”, finalizou.
Comentários