icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pagamento de abono é marcado por problemas

Sistema de cadastro e pagamento da ECT apresentou problemas e funcionários realizaram o serviço manualmente.

Publicado em 10/01/2013 às 6:00


O primeiro dia de pagamento do abono natalino do Bolsa Família, no valor unitário de R$ 32,00, para os 60 mil beneficiários de João Pessoa, foi marcado por grandes filas e por falha no sistema da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), responsável pela realização do pagamento. Essas duas situações causaram transtornos para quem aguardava o recebimento do benefício desde as primeiras horas da manhã de ontem.

Já em Campina Grande foi intensa a movimentação dos beneficiários do programa Bolsa Família, na agência dos Correios, onde foi montada uma estrutura para efetuar o pagamento do abono natalino oferecido pelo governo do Estado.

Na Paraíba, o abono abrange 503.561 famílias inscritas no Programa do governo federal, totalizando R$ 16.113.952,00 que sairá do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Em João Pessoa, os portões do Ginásio Poliesportivo O Ronaldão, localizado no bairro Cristo Redentor, onde está sendo efetuado o pagamento, abriram às 7h30. No entanto, houve atraso no início do pagamento, já que o sistema de cadastro e pagamento da ECT não funcionou durante a manhã e os funcionários dos Correios tiveram que realizar o serviço manualmente, mas, segundo a assessoria de comunicação do órgão, a previsão é que hoje o sistema esteja normalizado.

Os beneficiados deverão retirar o valor de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Bolsa Família, seguindo um calendário de pagamento, que iniciou ontem (dígito 1) e segue até o próximo dia 22 (dígito 0). Já os próximos dias 23 e 24 serão destinados ao pagamento dos retardatários.

Apesar desta padronização, existem algumas exceções, a exemplo da dona de casa Calina Lins da Silva, 29 anos, que está grávida do terceiro filho, cuja cesariana está marcada para a próxima sexta-feira, data prevista para o pagamento dos NIS com término 3. “O final do meu cartão é três, mas como só eu posso retirar o dinheiro e vou ter bebê no mesmo dia, a coordenação liberou meu pagamento”, relatou.

Já Fernanda Bento da Silva chegou cedo para receber o abono.

“Eu sabia que ia dar muita gente, por isso vim mais cedo, mas não teve jeito, pelo visto ainda vai demorar”, declarou a beneficiária que, como muitas outras, 'madrugou' no local.

Segundo a assessoria de comunicação da ECT, apenas o titular do benefício pode sacar o dinheiro e deve apresentar os documentos necessários, sendo eles: CPF, documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS e etc) e o cartão do Bolsa Família (NIS).

Ainda conforme a assessoria, a estimativa dos Correios é que seis mil pessoas sejam atendidas diariamente no Ronaldão, onde foram instalados 20 guichês de atendimentos e aproximadamente 50 funcionários da empresa estão envolvidos no pré-atendimento e no pagamento do benefício. Além disso, a assessoria informou que mesmo os portões fechando às 17h, quem já estiver dentro do local será atendido, independente do horário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp