icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba recebe 75 médicos

Médicos cubanos chegaram no domingo (1º) e atuarão em 58 municípios da Paraíba, beneficiando cerca de 260 mil paraibanos. 

Publicado em 03/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:16

Mais 75 médicos estrangeiros que atuarão em 58 municípios da Paraíba desembarcam no Aeroporto Presidente Castro Pinto, em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, na manhã de ontem.

Com a chegada desses profissionais, que são cubanos, cerca de 260 mil paraibanos serão beneficiados. Eles vão ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Programa Mais Médicos do governo federal. Além desses, outros 75 médicos já atuam no Estado pelo programa, sendo 22 estrangeiros e os demais brasileiros.

A quantidade de médicos por município só será divulgada no decorrer desta semana, conforme informou a assessoria do Ministério da Saúde.

Os cubanos foram recepcionados pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, pelo secretário estadual de Saúde, Waldson Souza, e um grupo de populares em apoio ao 'Mais Médicos', com as bandeiras do Brasil e de Cuba, além de faixas. O voo estava previsto para chegar à capital às 9h40, mas houve um imprevisto na saída em Brasília e os cubanos só desembarcaram por volta das 11h no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Eles ficarão hospedados no Hotel Fazenda de Camaratuba, em Mamanguape, no Litoral Norte, onde passarão uma semana, conhecendo a realidade local da rede pública de saúde do Estado e as características epidemiológicas da população antes de seguirem para as cidades onde vão atuar a partir da próxima semana.

Na bagagem, os médicos cubanos trazem boas expectativas para atender a população mais carente do Estado, como declarou o clínico geral Reinier Miranda.

“Minha expectativa, assim como dos meus companheiros, é de prestar um bom serviço de saúde àquela população que mais necessita e que não disponibilizava de médicos”, afirmou.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, destacou a importância do Programa Mais Médicos, que irá atender a população que, até então, não contava com médicos. “A presença do médico é fundamental, mas o 'Mais Médicos' não é um programa que está cuidando apenas do médico, pois nós estamos avançando na fase de infraestrutura, aumentando hospitais e equipamentos, além de se preocupar com a figura principal, que é exatamente o médico, que representa não só a medicina, mas o calor humano”, afirmou.

Já o secretário de Estado de Saúde, Waldson Souza, ressaltou a avaliação positiva por parte da gestão pública e da população acerca dos médicos estrangeiros. “Eles têm recebido uma boa avaliação por parte, inclusive, da população, que deu um crédito muito grande ao programa que tem levado acesso às pessoas que antes não tinham condição de consulta médica, exames básicos e de acolhida, principalmente, no momento em que se tem a necessidade básica de saúde. O programa está muito bem avaliado pela população, por estarem cumprindo a carga horária, por garantirem atenção básica de qualidade”, observou.

“Dentro das condições de cada município, estamos fazendo o possível para ampliar a quantidade de médicos na atenção básica e deixar de ter o problema de não fixar médico nas Unidades Básicas de Saúde”, completou Waldson.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp