VIDA URBANA
Paraíba receberá mais 42 médicos
Por causa da redução de 11 médicos nessa fase, o total de especialistas encaminhados para João Pessoa diminuiu de 20 para 17.
Publicado em 07/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:20
Dos 53 médicos que se inscreverem na primeira etapa do programa 'Mais Médicos' para trabalhar na Paraíba, apenas 42 homologaram a inscrição. A informação foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. Por causa da redução de 11 profissionais nessa fase, o total de especialistas que seria encaminhado para João Pessoa foi diminuído de 20 para 17.
No entanto, o Ministério da Saúde estendeu até amanhã o prazo para que os médicos que já selecionaram os municípios possam homologar a inscrição. Uma nova relação de cidades contempladas será divulgada no próximo sábado. As novas equipes começaram a atender a população no próximo mês.
De acordo com a relação divulgada ontem, além da redução de médicos em João Pessoa, algumas cidades paraibanas, que apareceram na lista divulgada na última sexta-feira como possíveis beneficiadas pelo programa, ficarão sem assistência nessa primeira etapa do 'Mais Médicos'. O motivo é que os profissionais que fizerem inscrições para atuar nessas localidades não confirmaram a opção.
Pela lista de ontem, os municípios que perderam os especialistas foram Conceição, Piancó, Algodão de Jandaíra, Riachão, Olivedos, Solânea, Quixaba, Triunfo, Umbuzeiro, São José de Piranhas. Por outro lado, as cidades de Cubati, Itapororoca e São Miguel de Taipú serão contempladas, apesar de não constarem na relação divulgada na semana passada. Essas regiões foram escolhidas por meio de reopção feita pelos médicos no programa.
Dessa forma, as cidades que tiveram a inscrição de médicos homologada são: Alagoinha (1), Areia (2), Bananeiras (1), Barra de Santana (1), Bayeux (2), Belém do Brejo do Cruz (1), Caaporã (1), Cajazeirinhas (1), Catingueira (1), Caturité (1), Conde (1), Cruz do Espírito Santo (1), Cubati (1), Ingá (1), Itapororoca (1), João Pessoa (17), Juripiranga (1), Lucena (1), Nova Floresta (1), Pocinhos (1), São Miguel de Taipú (1), Serra Redonda (1), Tavares (1) e Vieropólis (1).
No país, 938 médicos confirmaram participação no programa, atendendo 404 cidades. O número representa 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos.
Do total que homologaram a inscrição, 51,8% atuarão nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Comentários