VIDA URBANA
Paraíba tem mais de 180 mil pessoas com deficiência auditiva
À luz do tema redação do Enem, cresce debate sobre inclusão de pessoas com deficiência auditiva no sistema educacional.
Publicado em 06/11/2017 às 14:07
Um total de 181.762 mil pessoas têm algum grau de deficiência auditiva na Paraíba, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A questão dos direitos e inclusão da pessoa com deficiência - e, mais especificamente, da pessoa com deficiência auditiva - veio à tona após o tema ser abordado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, aplicado no domingo (5).
Conforme o IBGE, somente em João Pessoa são 30.011 pessoas com algum grau de perda auditiva. Se consideradas apenas as pessoas surdas, com perda completa de audição, os números são de 6.470 afetados na Paraíba e 1.226 na capital.
Para Simone Jordão, diretora da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência da Paraíba (Funad), o tema da redação do Enem - 'Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil' - foi muito específico, mas é importante para promover uma discussão mais ampla sobre os direitos, a inclusão e o respeito aos deficientes auditivos e às pessoas com deficiência no geral.
"É um tema interessante na medida que estimula os estudantes a pensarem numa perspectiva de respeito", avalia. "Isso provoca um debate na sociedade sobre a necessidade da temática, o que pode render bons frutos", diz.
De acordo com Simone, a reflexão sobre a inclusão da pessoa surda no ambiente educacional é especialmente relevante. "Precisamos pensar como promover de forma mais eficaz a inclusão dessas pessoas no ambiente educacional, aprimorando o ambiente escolar", conclui.
Comentários