VIDA URBANA
Paraíba vacina mais de 302 mil crianças contra a poliomielite
Estado paraibano vacina 95,09% das crianças com menos de cinco anos, e atinge meta antes do fim da campanha
Publicado em 27/08/2010 às 16:12
Da Redação
Com Secom-PB
A Paraíba superou a meta da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, cinco horas antes do término de sua segunda etapa. O Ministério da Saúde pretende imunizar 95% das crianças menores de cinco anos de idade. Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, até o final da manhã desta sexta-feira (27), além da Paraíba, apenas outros três estados haviam cumprido a meta: Pernambuco (com 95,42% de suas crianças vacinadas), Paraná (com 95,90%) e Santa Catarina (95,86%).
O estado paraibano atingiu o índice de 302.833 crianças vacinadas, o que corresponde a 95,09% do total de 318.466 crianças menores de cinco anos. Esses números ainda podem ser maiores, já que os dados são parciais, e deverão ser atualizados, junto ao PNI, na próxima semana.
Na Paraíba, as vacinas estão disponíveis em todas as 1.007 unidades básicas de saúde. E, apesar do fim da campanha, nesta sexta, a vacinação de rotina permanece durante todo o ano.
O coordenador de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walter Albuquerque, destacou a importância do sucesso da campanha realizada pelo Ministério, SES e municípios. “É muito importante que a população tenha atendido o nosso chamado. Com isso, garantimos a não reintrodução do vírus da paralisia infantil no Brasil. Sabemos que em alguns países, a doença está voltando, porque as pessoas destes locais deixaram de vacinar suas crianças”, ressaltou.
Paralisia no mundo
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 26 países ainda sofrem com a poliomielite. Desses, Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão possuem transmissão constante. Os demais têm registro de casos importados: Tajiquistão, Angola, Chade, Sudão, Uganda, Quênia, Benin, Togo, Burkina Faso, Níger, Mali, Libéria, Serra Leoa, Mauritânia, Senegal, República Centro Africana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Nepal, Guiné, Camarões e Burundi.
No Brasil, esta campanha, dividida em duas etapas, é uma medida do Ministério da Saúde para livrar o país da doença. Além disto, as crianças têm que ser vacinadas seguindo o calendário vacinal anual. O último registro de paralisia infantil no Brasil aconteceu no município de Sousa, na Paraíba, em 1989.
Sarampo
Uma doença que está reaparecendo no Brasil, depois de quatro anos sem registros, é o sarampo. Apenas neste ano, cinco casos foram registrados: dois já confirmados pelo Ministério da Saúde e três, no sul do país, estão sob investigação.
Comentários