VIDA URBANA
Paraibanos ganham prêmios de design em Minas Gerais
Designers foram premiados pelo Sebrae de Minas Gerais nas categorias "estudante" e "profissional" com criações de móveis.
Publicado em 16/12/2008 às 7:54
Da Redação
Com informações do Sebrae-MG
Dois designers paraibanos foram contemplados com o Prêmio Sebrae Minas Design na última quarta-feira (10). Dos seis projetos ganhadores na categoria estudante, cinco são da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e um da Universidade Federal de Campina Grande (UFPB). Na categoria profissional, foram três vencedores mineiros, dois do Rio de Janeiro e um da Paraíba.
O prêmio foi dividido por setores, de acordo com as matérias-primas utilizadas nas peças: aço inox, alumínio e ferro, bucha vegetal, móveis, pedra-sabão e resíduos. Em cada setor, houve vencedores nas categorias estudante e profissional. Os paraibanos foram destaque no setor Móveis.
O estudante Caio Márcio Almeida levou o prêmio com a criação “Studie Day Bed”. Ele projetou uma cama com dimensões reduzidas e várias possibilidades como espaço para livros, CDs, mesa para estudos e puf.
O profissional Sérgio Matos venceu por projetar o banco “Ianomâmi”. Ele contou que buscou inspiração na cultura brasileira. “A pintura facial dos índios está presente no móvel. Utilizei aço, madeira, couro e vime (espécie de palha) para dar identidade à peça”, comenta. Como prêmio, os dois participarão de uma missão técnica promovida pelo Sebrae para a Itália. Eles participam em Milão do o Salone Internazionale del Mobile em 2009.
De acordo com o presidente do Sebrae-MG, o design é um processo que busca soluções criativas e inovadoras no desenvolvimento de produtos, atraindo a atenção e o interesse dos consumidores e fabricantes. “O resultado deste processo é a criação de produtos que oferecem conforto, ergonomia, valor estético e respeito a padrões de segurança”, afirma.
Catálogo
Os 56 projetos finalistas e 12 vencedores fazem parte do Catálogo Sebrae Minas Design do SEBRAE-MG. A publicação tem o objetivo de divulgar o trabalho dos designers e estudantes que participaram do concurso e aproximar os profissionais das micro e pequenas empresas.
Comentários