icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PB tem 23 casos de meningite só este ano

 Em Pombal, dois casos da doença foram diagnosticados em menos de uma semana;  no ano passado 144 casos foram notificados.

Publicado em 16/05/2012 às 6:30

Os pouco mais de 32 mil moradores de Pombal, no Sertão do Estado, estão assustados. Em menos de uma semana, dois casos de meningite foram registrados na cidade e os efeitos da doença estão preocupando as autoridades de saúde da região.

Na última sexta-feira, um motorista de 47 anos morreu vítima da doença e, no segundo caso, uma mulher, cujo nome e profissão não foram revelados, foi transferida para o Hospital de Sousa, onde continua internada sob observação médica.

A paciente deu entrada na unidade apresentando os sintomas da doença, na última segunda-feira e foi transferida no mesmo dia. Mas, segundo a coordenadoria de epidemiologia de Pombal, todos os procedimentos indicados para o controle da doença foram realizados.

Médicos e pacientes que tiveram contato com a vítima passaram por um controle e o ambiente também foi desinfectado. “Todas as providências foram tomadas e este caso teve início com uma inflamação no ouvido, e não com o contágio”, afirmou Kaliandra Formiga, coordenadora do setor.

De acordo com o a Secretaria de Saúde do Estado, 144 casos da doença foram registrados no ano passado na Paraíba. Este ano já foram registrados 23 casos, mas a gerente executiva da vigilância em saúde estadual, Júlia Vaz, informou que estes números não são suficientes
para que a população entre em estado de pânico. Segundo ela, todas as medidas para o controle da doença estão sendo realizadas.

“Nós seguimos rigorosamente o protocolo do Ministério da Saúde no combate à doença e não é necessário que as pessoas fiquem assustadas”, afirmou.

Ela ainda acrescentou que é necessário, porém, que todos tomem cuidados para evitar a proliferação da doença. “São ações simples e que fazem parte de nosso cotidiano, mas que nos dão uma maior segurança. É preciso lavar as mãos, ventilando bem a casa e evitando compartilhar objetos com o doente. E as mães devem conduzir as crianças ao médico quando estas apresentarem problemas no ouvido ou amigdalite, para uma melhor avaliação”, assinalou Júlia Vaz.

DOENÇA
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos.

Os sintomas mais comuns da doença são dor de cabeça e rigidez na nuca,
associados a febre e confusão mental.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp