VIDA URBANA
PBVest oferece mais de sete mil vagas para 30 cidades paraibanas
Pré-Vestibular Social é uma ação da Secretaria de Estado da Educação, voltado aos jovens que não podem pagar pelo cursinho.
Publicado em 11/08/2012 às 6:00
Mais de sete mil estudantes vão ter a oportunidade de fazer um cursinho pré-vestibular completamente gratuito, que será realizado em 36 polos distribuídos em 30 municípios paraibanos.
Serão doze dias a partir de hoje, com cerca de 120 horas de aula e todas as matérias exigidas para a prestação dos vestibulares. O projeto Pré-Vestibular Social (PBVest) 2012 é uma ação da Secretaria de Estado da Educação e acontece desde 2003 com atenção aos jovens que não podem pagar pelo investimento.
Uma das grandes novidades deste ano foi a expansão no número de vagas, que aumentou em 2.200 a mais do que a registrada no ano passado, totalizando 7.200 estudantes participantes. De acordo com a coordenadora pedagógica da 3ª Região de Ensino, localizada em Campina Grande, Socorro Nunes, a experiência ajuda milhares de estudantes carentes a concorrer em igualdade de condições com os alunos da rede privada.
“É um projeto muito importante e que possibilita a entrada na universidade de milhares de estudantes que não poderiam pagar por um cursinho pré-vestibular. Em toda a Paraíba esses jovens serão beneficiados”, contou. Em Campina Grande, as aulas serão ministradas na Escola Estadual Hortêncio de Sousa Ribeiro, o Premem, no bairro do Catolé, onde serão atendidos 250 alunos. As aulas serão iniciadas hoje, acontecendo sempre aos sábados, das 7h30 às 18h.
As cerca de 120 horas serão distribuídas entre as matérias de química, física, geografia, gramática, literatura, biologia, matemática I e II, história, espanhol e inglês. Os estudantes também receberão um material gratuito, composto de quatro módulos produzidos com base nas exigências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que serão entregues durante o curso. Segundo a SEE, as aulas funcionarão através de um sistema online, com acompanhamento de monitores.
O curso será oferecido nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Araruna, Alhandra, Cuité, Itabaiana, Alagoa Nova, Picuí, Nova Floresta, Serra Branca, Monteiro, Patos, Água Branca, Juru, Princesa Isabel, Pombal, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, Cruz do Espírito Santo, Mamanguape, Pedras de Fogo, Sumé, Alagoa Grande, Taperoá, Piancó e Manaíra.
Comentários