VIDA URBANA
Vacina contra gripe: Paraíba já vacinou 79,60% do público-alvo
Mobilização vai até a sexta-feira (310. Objetivo é vacinar 1.185.997 de pessoas no estado.
Publicado em 27/05/2019 às 11:29 | Atualizado em 27/05/2019 às 17:16
Faltando quatro dias para o término da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a Paraíba vacinou, até a manhã desta segunda-feira (27), 79,60% do público-alvo. Isso quer dizer que ainda faltam cerca de 11%, já que a meta de 90%. A mobilização vai até o dia 31 de maio.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, até o momento 943.997 pessoas foram vacinadas. Em números absolutos, a expectativa é de que 1.185.997 sejam imunizados até o final da campanha.
Além dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, devem ser vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.
Se estadualmente a meta ainda não foi alcançada, alguns municípios já ultrapassaram os 90% vacinados. Um deles foi o Conde, na Grande João Pessoa. “ A população de Conde atendeu nosso chamado e está procurando as Unidades Básicas para se vacinarem. Isso mostra que as pessoas estão se cuidando e se prevenido. Ultrapassamos a meta determinada pelo ministério da saúde e continuamos com a campanha até o dia 31 de maio”, disse a secretaria de Saúde da cidade, Renata Martins.
Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma mobilização no sábado (25), com mais de 100 postos, para aumentar o índice de vacinados contra a gripe na cidade. A ação surtiu efeito, pós na sexta-feira (24) eram 58% de imunizados e nesta segunda, subiu para 71,83%
“Imunizando essas pessoas, conseguimos criar uma proteção contra a proliferação do vírus para toda a população. Estamos trabalhando para garantir a assistência e, em conjunto com as equipes de imunização, fazer uma vacinação de bloqueio, não permitindo a circulação do vírus da gripe”, afirmou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da Saúde de João Pessoa.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Aqueles que ainda não se vacinaram poderão procurar a USF mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira.
Caminhoneiros
Após o fim da campanha, vai ser iniciada uma nova mobilização contra a gripe focada apenas nos caminhoneiros. A orientação foi dada pelo Ministério da Saúde em uma nota informativa divulgada na sexta-feira (34). A iniciativa vai ter início no dia 3 de junho.
Comentários