VIDA URBANA
Pesquisador cria aparelho para ensinar música a deficientes auditivos e dá ‘receita’
Criador disponibiliza o passo a passo para quem quiser ‘fabricar’ seu próprio aparelho em casa.
Publicado em 20/12/2018 às 18:06 | Atualizado em 21/12/2018 às 12:30
https://www.youtube.com/watch?v=_BQYPPzp6zQ&feature=youtu.be
Um equipamento portátil que facilita o ensino da música para surdos e deficientes auditivos foi criado na Paraíba. Ele funciona a partir de sinais luminosos, diferente dos outros disponíveis, que funcionam por meio de vibração. Mas o criador desta invenção foi além: ele disponibiliza o passo a passo para quem quiser ‘fabricar’ seu próprio aparelho em casa.
A ideia nasceu na cabeça do professor e pesquisador Magnaldo Araújo durante a orientação de um trabalho sobre ensino de música para surdos na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Na mesma época, ele viu um vídeo que relacionava música à matemática através da associação do tempo de uma composição ao dos ponteiros de um relógio. Magnaldo juntou tudo e criou o MagMusic.
O projeto agora pode se tornar um aplicativo para smartphone como resultado de uma monografia de conclusão de curso no IFRN, que deve ser apresentado em agosto de 2019. Ele também está sendo testado no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró, e vai ser o objeto de uma startup que está sendo criada para viabilizar o comércio do equipamento.
Mesmo assim, o professor criou um site em que compartilha todos os detalhes, com uma lista detalhada do material necessário, gabaritos para furo e corte das peças, o detalhamento do sistema elétrico e até arquivos prontos para serem usados em impressoras 3D. Os interessados podem fazer downloads dos arquivos no próprio site.
Comentários