icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pesquisadores criam ventilador pulmonar com monitoramento via celular

Controle por dispositivo móvel é útil devido ao potencial de contaminação por Covid-19

Publicado em 01/04/2020 às 8:13 | Atualizado em 01/04/2020 às 11:21


                                        
                                            Pesquisadores criam ventilador pulmonar com monitoramento via celular
Foto: Divulgação/UFPB

				
					Pesquisadores criam ventilador pulmonar com monitoramento via celular
Foto: divulgação/UFPB. Foto: Divulgação/UFPB

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciaram nesta terça-feira (31) os testes em um ventilador pulmonar, criado em 48 horas, barato e com monitoramento remoto por dispositivo móvel como tablets ou smartphones. O equipamento deve beneficiar pessoas com insuficiência respiratória, devido ao novo coronavírus (Covid-19).

Equipamento poderá ser usado em ambulâncias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais. Patente da inovação será pedida ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nos próximos dias.

De acordo com o professor do Departamento de Química da UFPB, Mário Ugulino, a ideia surgiu com o incentivo da Agência de Inovação (Inova) da UFPB a partir de experimentos divulgados pela internet. “Ao saber dos vídeos, vislumbramos a possibilidade de realizar um equipamento mais viável. Com as descobertas sobre outros suportes existentes na rede médica, tivemos o ensejo em obter um diferencial: o monitoramento por meio de aplicativos de celulares”, destaca.

Para o professor, a ideia do controle por dispositivo móvel se dá “diante do isolamento necessário para determinadas doenças, tanto para equipe de profissionais de saúde quanto familiares. Assim, à distância e com os meios disponíveis pela tecnologia digital, pessoas com o novo coronavírus podem ser monitoradas e ajudadas”.

“A conectividade é wireless. Estamos neste momento trabalhando em aplicativo para dispositivos móveis. O objetivo é utilizar um tablet, por exemplo, que recebe sinal de vários respiradores de modo simultâneo via internet. Desse modo, o médico responsável poderá ver os parâmetros de todos os pacientes na palma da mão e de fora da UTI, diminuindo a exposição, o esforço e o tempo”, conta o doutorando Railson de Oliveira, que participa do projeto.

Pesquisa

Segundo o pesquisador, o equipamento está em fase inicial e os resultados obtidos até agora foram dos testes de funcionamento do sistema de ventilação. “Em 72 horas, monitoramos a pressão do sistema. Dentre os resultados esperados, constam precisão e exatidão no monitoramento e controle da pressão, fluxo respiratório, frequência respiratória, concentração de oxigênio e umidade”, acentua.

Railson afirma que os testes vêm sendo desenvolvidos em função dos ciclos respiratórios e a regulação tem sido constante neles. “Observamos perfis de pressão em função dos ciclos respiratórios, sob ambiente controlado. Constatamos que o sistema automatizado de ventilação reproduz perfis idênticos ao longo do tempo. Isto demonstra que o controle está bem ajustado para monitorar e regular a pressão do sistema. Mas é um teste preliminar ainda”, reforça.

Diante da necessidade de isolamento, os profissionais estão realizando as tarefas por meio de home office e pretendem “passar para uma empresa que queira investir no equipamento e comercializar". Além de contar com a presença do professor Mário Ugulino e do doutorando Railson de Oliveira, a equipe que atua no desenvolvimento do ventilador pulmonar é composta pelos pesquisadores do Centro de Informática (CI) Tiago Maritan e Marcos Alves e pelo também doutorando em Química Valber Elias.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp