VIDA URBANA
Plenária discute mobilidade urbana em Campina Grande
Fórum Permanente de Mobilidade Urbana debate políticas voltadas para área em Campina Grande, evento acontece na Associação Comercial.
Publicado em 14/12/2012 às 6:00
Uma plenária discutirá hoje pela manhã a mobilidade urbana em Campina Grande. O evento é o quarto este ano, dentro do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana que acontece na cidade e vai discutir o tema “Política de Transporte versus Política com Transporte”, que será apresentado pelo suplente de deputado estadual Carlos Batinga, também engenheiro civil e especialista na área. O evento acontecerá na Associação Comercial, no Centro da cidade, a partir das 8h.
O fórum acontece com o apoio da Rede Paraíba de Comunicação, através de debates sobre a funcionalidade do transporte na cidade e busca de alternativas viáveis de um planejamento adequado, considerando vários fatores, inclusive econômicos e sociais. De acordo com o coordenador do projeto e superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans), na cidade, Anchieta Bernardino, as plenárias também são uma forma de criar ideias para o futuro, no intuito de melhorar o cenário do transporte local.
“Campina Grande, assim como outras cidades brasileiras, precisa criar mais alternativas para melhorar principalmente a viabilidade do transporte público, dessa forma garantindo mais condições de segurança para a população”, disse. Ele informou que o último palestrante do fórum, este ano, será o suplente de deputado estadual, Carlos Batinga, que é especialista em Engenharia de Transportes e Desenvolvimento Urbano. Para Anchieta, organismos públicos e a própria população em geral devem caminhar juntos por uma mobilidade urbana mais eficiente.
O palestrante Carlos Batinga apresentou o tema em outros plenários realizados em cidades brasileiras, fazendo uma análise sobre o crescimento do número de veículos em circulação no país (muitos adquiridos através de incentivos do governo federal) e o crescimento das cidades, em contrapartida aos investimentos feitos para o transporte público, que não foram tão altos.
A palestra vai ser aberta ao público, especialmente membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Sitrans e Associação Comercial de Campina Grande, que sediará desta vez o fórum.
Segundo Carlos Batinga, durante a exposição será apresentado um panorama da mobilidade urbana no Brasil e o reflexo nas cidades de médio porte. Analisando o quadro da mobilidade na cidade, ele explicou a necessidade de reestruturação da gestão. “A primeira coisa que se deve fazer é reestruturar a gestão do órgão público responsável pela mobilidade e capacitar os profissionais para elaborar projetos eficazes com novas tecnologias, tudo para melhorar a operação na cidade”, disse.
Comentários