VIDA URBANA
Ponte pode desabar e prefeitura diz que a causa é obra inacabada
Defesa Civil interditou a ponte que liga a cidade de Massaranduba à zona rural. Comunidades que ficam abaixo do nível do açude podem ficar alagadas.
Publicado em 08/07/2009 às 11:30
Da Redação
A Prefeitura de Massaranduba, próximo a Campina Grande, anunciou que está vivendo um “verdadeiro estado de emergência” devido às fortes chuvas que atingiram a região da Borborema nesta semana. A estimativa é de que cerca de 200 famílias de cinco comunidades rurais tenham sido prejudicadas.
A situação mais grave é a do Sítio Salgadão, localizado a 5km da zona urbana. A Prefeitura culpa o Governo do Estado por não ter finalizado a obra de criação de uma adutora que abastece a cidade.
Segundo o prefeito Paulo Oliveira (PHS), como a água está represada, a chuva elevou o nível do rio que deságua no reservatório e, agora, a ponte que dá acesso à zona rural estaria correndo risco de desabar. O equipamento foi interditado pela Defesa Civil, que visitou a região na manhã da terça-feira (7).
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o açude Sindô Ribeiro está com pouco mais de 73% de sua capacidade total de armazenamento (3.022.715m³), e se as chuvas continuarem, a expectativa é que em menos de 10 dias o açude transborde e alague a região abaixo da represa.
A previsão da Prefeitura é que as comunidades de Salgadão, Cachoeira, Mulungú, Imbira e Canta Galo fiquem “totalmente ilhadas” e tenham como único desvio uma saída de 20km de extensão.
Comentários