icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

População de Cabedelo reclama da falta de ordenação no trânsito

Moradores reclamam de buracos, desorganização, desrespeito à sinalização e medidas de segurança, que complicam o trânsito de Cabedelo.

Publicado em 07/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:03


Medo, insegurança, buracos e falta de fiscalização são as maiores queixas de trânsito dos moradores de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Carros que não respeitam a sinalização, pedestres que não andam na faixa, motociclistas andando sem capacete e outras infrações de trânsito são comuns e contribuem para a situação caótica em que a cidade portuária vive e faz com que a população cobre uma posição do poder público responsável.

Para o técnico em refrigeração Alexandre Silva das Mercês, o maior problema é que as bicicletas não têm espaço para andar e disputam o espaço do acostamento da BR-230, que corta o centro da cidade, com os pedestres.

“Tenho medo de andar aqui em Cabedelo, pois ninguém respeita as leis e os motoristas não querem nem saber. Os ciclistas já não têm como andar de bicicleta, pois dividimos o espaço com os pedestres e ainda tem motorista irresponsável que ultrapassa os outros carros até pelo acostamento. Isso tem que mudar”, reclamou.

Já a dona de casa Inês Carvalho confessa que teme pela vida dos filhos e que mesmo morando perto da escola em que eles estudam, faz questão de levá-los todos os dias, pois não confia na faixa de pedestre, pois motoristas não respeitam a sinalização.

“A falta de respeito dos motoristas é revoltante. Semana passada até discuti com uma motorista, pois uma senhora fez o sinal que ia passar na faixa, mas mesmo assim ela avançou e quase atropelou a senhora. É sempre assim e a prefeitura não faz nada”, revelou.

Para o motociclista e entregador de gás Rodrigo Ferreira Guedes, os buracos também prejudicam o trânsito da cidade e o seu trabalho. “A gente que tem moto sofre muito com os buracos e na época de chuva a situação complica. Toda hora a moto quebra por causa dos solavancos e tenho que andar bem devagarinho, o que prejudica as entregas. Se aqui na rua principal tá ruim assim, as ruas de dentro são as piores porque a maioria nem é calçada”, informou.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (Semob), Pedro Oliveira, a prefeitura está fazendo um levantamento dos problemas no trânsito do município e elaborando planejamento para a implantação de mais sinalização nas áreas de maior circulação.

“Nesse primeiro momento, estamos ainda na fase de estudos para identificar os problemas mais graves mo trânsito de Cabedelo. Mas nós também iremos precisar do apoio de outras secretarias como a de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Após esse levantamento, pretendemos dar início às adequações de melhoria no trânsito até o fim do ano”, esclareceu.

Multas não podem ser aplicadas

Apesar de todos os problemas existentes no trânsito da cidade, ninguém pode ser multado. O motivo é que a Semob de Cabedelo foi criada em janeiro deste ano e só poderá aplicar qualquer multa após 180 dias, ou seja, somente a partir de junho. Durante esse período, fica apenas permitido aos agentes de trânsito do município que ao flagrarem alguma infração, abordem o infrator de maneira educativa, conforme informação do assessor técnico da Semob, Pedro Oliveira.

Desrespeitando as normas de segurança, motociclista transporta duas pessoas sem capacete. (Fotos: Rizemberg Felipe)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp