VIDA URBANA
Prazo para obras no CCP termina hoje
Prazo dado pelo Ministério Público do Trabalho para adequação do Centro Comercial de Passagem expira nesta quinta-feira (19).
Publicado em 19/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 11/05/2023 às 15:29
O prazo estabelecido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para que a Prefeitura de João Pessoa adeque o espaço do Centro Comercial de Passagem (CCP) às normas de segurança expira hoje. Das recomendações expedidas pelo órgão, foi atendida somente a instalação de extintores de incêndio e 20 equipamentos foram disponibilizados. Já os problemas com as instalações hidráulicas e elétricas ainda não foram solucionados.
O extintores foram distribuídos ao longo dos corredores do CCP, localizado no Parque Solon de Lucena (Lagoa), próximo aos boxes onde são comercializados equipamentos eletrônicos, CDs e DVDs. No entanto, não havia faixas de sinalização ou identificação do tipo do extintor. Além disso, a área da praça de alimentação do shopping popular não contava com nenhum equipamento.
De acordo com o major Marcelo Lins, responsável pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, ao instalar os extintores é necessário colocar a sinalização para que em uma ocorrência as pessoas possam saber manuseá-lo. Ainda segundo o major, uma equipe do Corpo de Bombeiros irá fazer uma nova vistoria no estabelecimento comercial, ao término dos prazos estabelecidos pelo MPT, para verificar se as normas de prevenção e combate à incêndio foram atendidas.
Outra recomendação que até ontem ainda não tinha sido atendida pela prefeitura foi a instalação de 20 brigadistas para atuar no CCP. O prazo para esta exigência termina hoje e, segundo informou a responsável pela administração do shopping, Cícera Dantas, os bombeiros civis começam a atuar ainda hoje.
O MPT estabeleceu também a organização de instalações elétricas individuais para os 270 comerciantes que atuam no local. Segundo Cícera Dantas, fiscais da concessionária de energia elétrica já realizaram a vistoria e os equipamentos para o fornecimento serão implantados até o dia 20 de janeiro de 2014.
O procurador do Trabalho Eduardo Varandas informou que vai esperar os prazos para solicitar novas vistorias do Corpo de Bombeiros. De posse do laudo dos técnicos, o procurador poderá pedir novamente a interdição no prédio. “Vamos aguardar o cumprimento da determinação judicial, dentro do prazo estabelecido pelo juiz. Se as recomendações não forem atendidas, vamos recorrer e não descarto pedir uma nova intervenção no shopping, porque o que temos que preservar é a vida humana, das pessoas que trabalham e das que frequentam o local”, explicou Varandas.
O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) garantiu que todas as recomendações da Justiça e do MPT serão cumpridas no prazo. (Colaborou Nathielle Ferreira)
Comentários