VIDA URBANA
Prefeitura de JP consegue desapropriação de prédio para instalação de shopping popular
Edifício tem quatro andares, subsolo e deve abrigar 350 comerciantes.
Publicado em 11/03/2020 às 18:17 | Atualizado em 12/03/2020 às 9:08
Representantes da Prefeitura de João Pessoa receberam, nesta quarta-feira (11), o documento que oficializa a desapropriação do edifício Nações Unidas, em frente ao Ponto Cem Réis, no Centro da Capital. No local, agora sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurd) será instalado um shopping popular para beneficiar aproximadamente 350 vendedores ambulantes, após um processo que foi iniciado em outubro de 2019.
Um decreto municipal reconheceu o prédio como de utilidade pública, que é o primeiro passo para que ele seja desapropriado. O objetivo, de acordo com o documento, é oferecer um espaço comercial para que os comerciantes informais (ambulantes) da capital tenham “local digno e espaços adequados ao desenvolvimento de suas atividades e meios de subsistência”.
A decisão é uma resposta aos constantes protestos realizados por ambulantes, que ocupam as calçadas do Centro da capital. No ano passado, eles chegaram a ocupar as galerias da Câmara Municipal de João Pessoa, no intuito de pedir apoio dos vereadores para a causa, depois que agentes da Sedurb chegaram a impedir os comerciantes de ocuparem as calçadas.
O prédio, com cinco pavimentos, foi projetado para uso comercial. Possui áreas de loja no térreo e unidades definidas como salas para diversos usos nos quatro andares superiores, totalizando 54 unidades. Além disso, o prédio também conta com áreas de circulação, um elevador e ainda uma área de subsolo, totalizando uma área aproximada de terreno de 765 m².
Comentários