icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Prefeitura de JP entrega 250 novas casas na comunidade Paulo Afonso

Famílias que residem na Comunidade Paulo Afonso, situada às margens da Mata do Buraquinho, em Jaguaribe, serão transferidas nesta quinta-feira para novas moradias.

Publicado em 21/01/2010 às 8:12

Da Redação
Com informações da Secom-JP

As 250 famílias que residem na Comunidade Paulo Afonso, situada às margens da Mata do Buraquinho, em Jaguaribe, serão transferidas nesta quinta-feira (21) para as novas moradias construídas pela Prefeitura de João Pessoa, através de uma parceria com o Orçamento Geral da União (OGU). A novas casas foram construídas à rua Antonio da Silva Melo, por trás do Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Paraíba (IFET), antigo Cefet, no mesmo bairro, e a mudança será realizada partir das 8h desta quinta e segue por toda a sexta-feira (22), até que todos deixem o antigo local.

Dez caminhões cedidos pelas secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) farão a mudança de todos os moradores. Além da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), que coordena esta ação, a Emlur (limpeza urbana), a Superintendência de Transporte Público (STTrans) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) estão envolvidas na operação.

Todas as casas que compõem hoje a Comunidade Paulo Afonso, no entorno da Mata do Buraquinho, serão derrubados na medida em que as famílias forem desocupando a área. A decisão visa evitar novas ocupações no local. O Governo Municipal também está atendendo a determinação judicial impetrada pelo Ministério Público Federal, em defesa da reserva de Mata Atlântica que vem sendo degradada por mais de 20 anos, ocasião em que chegaram as primeiras famílias ao local.

Mudança – As 250 famílias que ocuparam a área de 3.204 hectares da Mata do Buraquinho, de maneira invasiva e desordenada por cerca de 20 anos, finalmente deixam para trás ligações clandestinas de energia elétrica, esgoto a céu aberto, pequenas casas de alvenaria, madeira mista, taipa e material reciclado, para ocupar edificações estruturadas e dentro do conceito de habitabilidade.

Agora, a nova comunidade Paulo Afonso conta com 250 casas modelo duplex com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Destas, 45 foram adaptadas para abrigar pessoas idosas e deficientes físicos. Para essas pessoas um dos quartos fica no térreo e outro no piso superior. Os que ficam no térreo ganharam barras de apoio nos banheiros, portas mais largas e rampas para facilitar o acesso.

Na nova infraestrutura da comunidade Paulo Afonso os moradores vão contar também com ruas calçadas, galerias, esgotos e iluminação pública. Outra prioridade que o Governo Municipal fez questão de respeitar foi o desejo dos moradores de continuar morando perto do seu local de trabalho.

A maioria faz biscate e comercializa na Feira de Jaguaribe. A nova “Paulo Afonso” está localizada ao lado do prédio da Cagepa, do outro lado da Mata do Buraquinho, em Jaguaribe, uma das vias de acesso ao bairro do Rangel.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp