icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Prefeitura de JP lança obras para 'desafogar' trânsito; veja detalhes

Entre as principais intervenções está o alargamento da avenida Epitácio Pessoa, ampliação do binário no Castelo Branco e a criação de faixas exclusivas no bairro dos Bancários.

Publicado em 06/07/2011 às 14:15

Da Redação
Com Secom-JP

O prefeito Luciano Agra lançou nesta quarta-feira (6), no auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, o projeto "Caminho Livre", que vai implantar na cidade de João Pessoa um novo sistema de fluxo nas principais vias e avenidas da Capital. Entre as principais intervenções está o alargamento da avenida Epitácio Pessoa, a alteração da passagem de veículos e o aumento do espaço para pedestres no Centro, a ampliação do binário no Castelo Branco, a criação de faixas exclusivas no bairro dos Bancários e a duplicação da via do Altiplano.

Essas obras, com recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) estão orçadas no valor de pouco mais de R$ 10 milhões e serão realizadas através da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans). O início dos serviços está previsto para acontecer ainda neste segundo semestre. A expectativa é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2012.

O objetivo do projeto "Caminho Livre" é aumentar a fluidez, dar mais mobilidade e organização ao trânsito na cidade, principalmente nos corredores de ônibus, contemplando um conjunto de obras viárias a serem realizadas em curto prazo, com objetivo de dar mais rapidez, conforto e segurança no trânsito e transporte à população.

Para o prefeito Luciano Agra, esta é mais uma ação ousada da prefeitura da Capital e que implanta um novo conceito de transporte e tráfego na cidade. “Estamos preparando a cidade para o futuro. Melhorando nossa estrutura viária sem esquecer as pessoas. Nosso objetivo é promover uma Capital mais dinâmica, com vias mais ágeis e que também possam promover mais segurança para motoristas e pedestres”, ressalta o prefeito.

Entre as intervenções apresentadas estão a melhoria da circulação do trânsito na área central, a remoção do tráfego no anel interno da Lagoa, o disciplinamento da oferta de estacionamentos e o aumento do espaço para os pedestres; a ampliação das avenidas Epitácio Pessoa e Beira Rio, a alteração no trânsito do Castelo Branco e dos Bancários e a duplicação da via Altiplano. Ainda há outras intervenções em estudo, como a interligação entre o bairro Miramar e o Jardim Luma e no Viaduto do Cristo.

O superintendente de transportes e trânsito, Nilton Pereira de Andrade, explicou o detalhamento das obras. Em pouco mais de uma hora, o engenheiro mostrou os problemas existentes no trânsito da cidade, fez resumo do plano de mobilidade urbana e falou como serão feitas as intervenções para melhorar o trânsito em áreas de grandes congestionamentos.

Ações do projeto "Caminho Livre":

Melhorias no trânsito do Centro

Diminuir o fluxo de veículos que convergem para a Lagoa, melhoria da circulação na área central, remoção do tráfego no anel interno da Lagoa, sendo destinado apenas para passagem de ônibus. Já o anel externo terá três faixas para tráfego e mais 45 áreas receberão disciplinamento da oferta de estacionamentos e também haverá ampliação do espaço para os pedestres e para melhorar a qualidade ambiental da área.

Vias que vão sofrer intervenções na área central:

Avenidas Monsenhor Walfredo Leal, Dom Pedro I, Dom Pedro II, Almirante Barroso, Desembargador Souto Maior, Duque de Caxias e Visconde de Pelotas, ruas Santo Elias, Barão do Abiai e o anel externo da Lagoa.

Ampliação da avenida Epitácio Pessoa

Redução dos congestionamentos, com o aumento da capacidade da via, melhorando a circulação dos veículos e diminuição o tempo de viagem do transporte público. Ao longo da via, haverá intervenção em diversos cruzamentos, com objetivo de dar fluidez ao tráfego. O entroncamento das avenidas Ruy Carneiro com a Epitácio até a avenida Nossa Senhora dos Navegantes passará a ter três faixas.

Ampliação da avenida José Américo de Almeira (Beira Rio)

Alargamento da avenida para aumentar a capacidade de circulação dos veículos e melhorar as condições de circulação dos pedestres. O trecho da avenida Duarte da Silveira (a partir da Igreja Batista) até a avenida Rui Barbosa, bastante congestionada, com apenas duas faixas de rolamento em cada lado do canteiro, passará a ter três faixas, aumentando em 50% a capacidade da via.

Alteração no trânsito do Castelo Branco e Bancários

Implantação de um binário no bairro do Castelo Branco para redução dos congestionamentos e tempo de viagem do transporte público. Implantação de binário no bairro do Castelo Branco para reduzir congestionamentos. A avenida Castelo Branco sentido Miramar-UFPB passará a ser mão única e a via de retorno sentido UFPB-Miramar será pela rua Matos Cardoso.

Implantação de faixa exclusiva para o transporte público na principal dos Bancários e melhoria das condições de circulação nas vias paralelas, criando vias alternativas para que o condutor possa trafegar pelo conjunto sem ter que utilizar a via principal.

Duplicação da Via do Altiplano

A duplicação da avenida João Cyrilo da Silva se estenderá da avenida Beira Rio até as proximidades da avenida Antonio Mariz, aumentando a segurança e facilitando o acesso ao Altiplano, à Estação Cabo Branco e aos bairros adjacentes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp