VIDA URBANA
Prefeitura vai cadastrar flanelinhas para inibir violência na orla de JP
Em reunião, foram discutidas medidas estratégicas para conter a violência na orla da Capital. Polícia ainda vai fazer um mapeamento de imóveis abandonados no local.
Publicado em 18/08/2011 às 16:19
Da Redação
Os flanelinhas da orla da Capital vão ser cadastrados e capacitados pela Prefeitura. Essa foi uma das medidas discutidas em uma reunião que aconteceu nesta quinta-feira (18) com a PBtur (Empresa Paraibana de Turismo), o Governo da Paraíba, a Prefeitura de João Pessoa e ainda as Polícias Civil e Militar.
Diante dos casos de violência noticiados nas últimas semanas, incluindo sequestros relâmpagos, invasões a hotéis e até homicídios na área próxima à praia, o objetivo da reunião foi encontrar soluções para melhorar a segurança na orla de João Pessoa. A estratégia visa integrar os jovens à sociedade e, caso presenciem um crime, incentivá-los a passar informações para a polícia.
O euQfiz quer saber sua opinião: comente e sugira novas estratégias
Neste primeiro momento, a medida vai se estender aos flanelinhas da área que vai do Cabo Branco até Manaíra. Eles vão ter fardamento e crachá e serão capacitados a informar aos turistas sobre a cidade. A intenção é que, em um segundo momento, a ação abranja toda a cidade.
Além do cadastramento e capacitação dos flanelinhas, também ficou decidido que será feito um mapeamento dos imóveis abandonados da orla. A Polícia Civil deve entrar em contato com os proprietários dos locais, já que muitas vezes eles servem como ponto de prostituição e consumo de drogas.
Ainda nesta quinta será enviado um ofício para a Secretaria de Planejamento (Seplan) de João Pessoa para solicitar o levantamento desses imóveis. A consultora de planejamento da PBTur, Débora Luna, informou que a próxima reunião para discutir essas medidas estratégicas deve acontecer no dia 22 de setembro, às 10h, na PBtur. "O encontro será para os grupos poderem amadurecer as ideias", explicou.
Estiveram na reunião representantes da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, da PBTur, da Secretaria de Desenvolvimento Humano, da Companhia Especial de Atendimento ao Turista, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, da Polícia civil, da Subprefeitura do município e do Programa Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.
Comentários