VIDA URBANA
Presídio do Róger inaugura pavilhão para presos da Lei Maria da Penha
Espaço tem capacidade para 80 presos e também vai receber pessoas que cometeram pequenos delitos e crimes de trânsito de menores proporções.
Publicado em 05/11/2014 às 10:00
Começou a funcionar nesta terça-feira (4), a primeira ala destinada a apenados da Lei Maria da Penha, na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, mais conhecida como Presídio do Róger, em João Pessoa. O pavilhão tem capacidade para abrigar 80 presos e também vai receber pessoas que tenham cometido pequenos delitos e crimes de trânsito de menores proporções.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, o pavilhão específico vai abrigar apenas réus primários, ou seja, aquela pessoa que cometeu um delito, mas não tem passagem pela polícia. “A gente tem que diferenciar o criminoso e o marginal. Criminoso é aquele que cometeu algum tipo de crime, a exemplo de crime de trânsito ou contra a Lei Maria da Penha, e o marginal é aquele que usa o crime como meio de vida. Então a gente está tentando e conseguindo separar essas pessoas para evitar que as que são criminosas hoje se tornem marginais através do convívio com essas pessoas que têm como o meio de vida o crime", explicou o secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino.
O pavilhão foi construído utilizando apenas mão de obra dos apenados do próprio presídio.
Em 2013, o presídio inaugurou um pavilhão exclusivo para LGBT, para evitar violência psicológica, sexual e física a presos gays, lésbicas, transexuais, transgêneros e travestis.
Comentários