VIDA URBANA
Prevista para fevereiro, obra na Beira Rio só vai ser entregue em dezembro
Pelo prazo inicial, ela teria que ser finalizada em 1 ano e 8 meses, em fevereiro deste ano.
Publicado em 19/01/2016 às 8:37
Todos os dias a secretária Dione Antério precisa pegar o trânsito na avenida Beira Rio para chegar ao trabalho nas primeiras horas do dia. Mas, segundo ela, o caminho para o local de trabalho está mais longo desde que a obra de construção de duas pontes sobre o rio Jaguaribe, na avenida Beira Rio, começou, em maio de 2014. “Nós entendemos que a obra está sendo feita e que trará benefícios, mas esse trânsito está horrível, às vezes eu passo mais de 20 minutos parada sem conseguir chegar ao meu trabalho”, reclama.
A obra, que é responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), pretende reduzir os riscos de alagamento na via. Para isso, o projeto prevê a construção de duas pontes, uma em cada sentido da via para chegar à área central da cidade. De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, à época, o projeto é a cobrança dos moradores que usam a avenida Beira Rio para chegar ao centro da capital, que reclamavam da cheias do rio Jaguaribe no período chuvoso. Pelo prazo de conclusão, anunciado no início da execução da obra, ela teria que ser entregue em um ano e oito meses. Ou seja, até o fim de fevereiro. Mas pelo andamento da construção, esse prazo dificilmente seria cumprido.
Segundo a Seinfra, o atraso na obra aconteceu por causa de uma das estacas que estava sendo cravada para a fundação da ponte, que atingiu um tubo de esgoto que não estava previsto no cadastro fornecido pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Ainda segundo o órgão, a obra retomará o seu ritmo normal a partir de fevereiro. Na primeira etapa, foi executada a pavimentação e drenagem da rua do Capim e a alça de acesso à avenida Epitácio Pessoa. Já a segunda etapa, ainda em execução, é a construção da ponte e laje aproximação no sentido praia/Centro e deve ser concluída em julho deste ano.
A obra, orçada em R$ 4,3 milhões, agora tem uma nova previsão de entrega: dezembro deste ano, quando deve ser concluída a terceira etapa. Nessa fase, será executada a outra ponte, laje aproximação e rotatória. A Seinfra não informou quanto já foi gasto na obra até agora.
Comentários