icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até dia 30 de novembro

Entenda como fazer o cálculo do abono e quem tem direito a receber.

Publicado em 02/11/2017 às 6:00

O fim do ano está chegando e com ele está chegando o prazo para os empregadores pagarem a primeira parcela do 13º salário dos funcionários. Segundo o advogado e procurador federal especialista em direito trabalhista, Paulo Manuel Moreira Souto, o cálculo é bem simples e "o empregado tem o direito de receber o valor referente a 50% [do salário] até o dia 30 de novembro".

Esta gratificação é concedida anualmente, em duas parcelas. A primeira, entre os dias 1° de fevereiro e 30 de novembro, no valor correspondente à metade do salário do mês anterior. A segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro, baseado no valor da remuneração de dezembro.

O cálculo deve ser feito da seguinte forma: "dividir o valor do salário de novembro por 12, multiplicar [o resultado] pelo número de meses trabalhados no ano de 2017 e dividir este valor por 2". O resultado é igual ao valor que o trabalhador vai receber em cada parcela Por isso, dados como hora extra e meses trabalhados influenciam no valor do 13º.

Qualquer pessoa que trabalhou mais de 15 dias em 2017 tem direito a receber o abono. Porém, "o 13º salário só será integral se o trabalhador tiver trabalhado os 12 meses".

Auxílio doença

No caso de trabalhadores que estiverem recebendo o auxílio doença, o pagamento é feito pelo INSS, juntamente com a última parcela de pagamento do benefício. O valor é proporcional ao número de meses em que ele foi pago. Abono anual consiste no benefício devido ao segurado e ao dependente da Previdência Social que, durante o ano, recebeu auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

Licença Maternidade

Para as mulheres que entrarem em Licença Maternidade, o 13º salário referente ao período do afastamento é de responsabilidade do INSS, nominalmente identificado como abono anual. Ele é pago juntamente com a última parcela do benefício, ficando o empregador com a obrigatoriedade de pagar apenas pelos meses realmente trabalhados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp