icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Primeiro VLT de João Pessoa começa a operar nesta segunda-feira

Comboio possui três vagões e deve transportar 600 passageiros em uma viagem por dia. Segunda composição deve ser entregue à CBTU em duas semanas.

Publicado em 29/01/2015 às 13:33

Começa a operar nesta segunda-feira (2) o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa. Ainda em fase experimental, o VLT irá funcionar de segunda a sexta-feira - aos sábados, só haverá circulação do trem antigo.

Uma viagem teste do VLT com passageiros ocorreu na última terça-feira (27), para a imprensa e convidados, numa viagem entre a estação de João Pessoa, no Varadouro, e a estação de Mandacaru, num percurso de 4 km que durou 7 minutos.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, inicialmente o trem será operado com uma viagem diária em horário de menos movimento, provavelmente entre as 10h e as 14h. “Não podemos colocar o VLT no horário de pico porque ele não atenderia a demanda, que hoje está em torno de cinco mil passageiros por dia”, argumentou Wladme Macedo, superintendente da CBTU.

O número de viagens será aumentado gradativamente, na medida que os novos comboios forem entregues pela empresa contratada - o que, segundo Macedo, deve ocorrer em cerca de 15 dias. No final do projeto, a malha ferroviária terá oito VLTs. O terceiro comboio deve chegar no começo de abril e os outros cinco devem ser entregues até o final de 2016.

O primeiro VLT que entra em operação nesta segunda possui três vagões e comporta 600 pessoas. Ele percorrerá as cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita; a tarifa permanecerá em R$ 0,50.

Modernização

O VLT faz parte de um projeto de modernização da malha ferroviária da cidade, com a substituição das composições existentes e construção de novas estações. De acordo com a CBTU, serão investidos R$ 180 milhões na remodelação e construção dos 30 km da via permanente e construção das novas estações.

“Estão previstas a relocação de duas estações, a de Bayeux e a de Jacaré, e a construção de mais quatro novas estações: de Tibiri Fábrica, em Santa Rita; uma entre Várzea Nova e Bayeux, perto do comando de Polícia; a estação do shopping que está para ser construído na estrada de Cabedelo; e a estação para a Escola Técnica de Cabedelo”, detalhou Claudio Piccoli, gerente de Planejamento e Engenharia da CBTU. As obras devem ser iniciadas no início de 2016.

Com a aplicação de toda a nova composição, a CBTU estima que o serviço da empresa deverá atender até 40 mil passageiros diariamente, em comparação com os 5 mil atendidos atualmente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp