icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Procissão de Corpus Christi atrai cerca de 800 fieis às ruas de João Pessoa

Tradicional procissão saiu da igreja de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, e partiu pelo Centro em direção ao Centro Cultural de São Francisco.

Publicado em 04/06/2015 às 18:53

Intercalando momentos de cânticos e orações, a tradicional procissão de Corpus Christi atraiu fieis de diversos bairros da Grande João Pessoa. Eles saíram da igreja de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, e partiram pelo Centro em direção ao Centro Cultural de São Francisco, onde o arcebispo dom Aldo Pagotto celebrou uma missa campal. De acordo com a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiciosece da Paraíba, 2.500 participaram da missa e 800, da procissão.

Para a aposentada Teresa Miranda, mais que uma tradição da igreja, a data celebrada pelos católicos como a presença de Cristo na Eucaristia, representa um ato de fé e de amor ao próximo. “Nós estamos aqui para celebrar o amor de Deus por nós e rezar pela falta de respeito ao próximo que vivemos hoje com essa violência”, disse a aposentada, revelando que participa da peregrinação há mais de 50 anos.

Entre os fieis participantes da procissão, estão os representantes de movimentos religiosos e grupos de oração das igrejas de diversos bairros da capital e também de municípios da região Metropolitana, a exemplo de Bayeux e Santa Rita. Entre os grupos tradicionais que marcam presença anualmente na procissão de Corpus Christi estão os participantes da Ordem Terceira do Carmo, que este ano celebra 309 anos.

Para a priora do grupo, Maria Aparecida Lucena, a participação em celebrações tradicionais da igreja fortalece a fé e dos religiosos. “Este momento é um caminhar com Jesus e uma comunhão com os irmãos. Queremos que isso fique não só aqui, mas que seja uma constância em nossas vidas”, disse.

A procissão foi conduzida por dom Aldo Pagotto, que ao lado dos fieis levou o santíssimo sacramento durante toda a peregrinação. Durante a missa celebrada durante a manhã de ontem, na igreja de Lourdes, teve um mal-estar, provocado por uma queda de pressão arterial.

Em Campina Grande
Na cidade de Campina Grande, a celebração do Dia de Corpus Christi e a exposição dos tapetes fez os 1200 lugares da Igreja ficarem lotados. A missa começou às 9h e foi concelebrada pelos padres Hachid Ilo Bezerra e José Assis Pereira. Ao final, foi realizada uma pequena procissão, com a exposição das hostias representando o corpo de Jesus Cristo, que percorrendo os 408 metros de tapetes.

A celebração de Dia de Corpus Christi também marcou a programação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Pela manhã, às 10h, o padre Luciano Guedes celebrou uma missa e a tarde ocorreu uma outra celebração presidida pelo bispo Dom Manoel Delson, seguida da procissão que reuniu milhares de fiéis de várias paróquias e comunidade católicas. Os fiéis sairam da Catedral e percorreram as ruas Bento Viana, Vila Nova da Rainha, João da Mata, Vidal de Negreiros e retornando pela Avenida Floriano Peixoto.

Fieis também comemoraram o dia de Corpus Christi em Campina Grande com missa e procissão. (Foto: Juno Lacet Filho)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp