VIDA URBANA
Procissão vai encerrar Festa das Neves
Quatro mil fiéis devem acompanhar a procissão de Nossa Senhora das Neves, que acontece nesta terça, no Centro.
Publicado em 05/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 17:59
Quatro mil fiéis devem acompanhar a procissão de Nossa Senhora das Neves, que acontece hoje, no Centro de João Pessoa. O cortejo, que sairá às 16h da Catedral Basílica da Nossa Senhora das Neves, localizada na Praça Dom Urico, contornará a rua General Osório, seguindo pelo Pavilhão do Chá, Praça dos Três Poderes e 1817, retornando para o ponto de partida. O evento faz parte do último dia de programação religiosa da Festa das Neves, que contará ainda com duas missas celebradas pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto: a primeira às 9h e a segunda, após a procissão.
Conforme o pároco da Basílica, padre Rui da Silva Braga, a festa da padroeira é um convite para o povo mostrar sua devoção e espiritualidade. “É o momento de encontros de famílias, de gente que vem de fora visitar e aproveita para rezar e se divertir. É uma grande oportunidade de não deixar cair no esquecimento a graça de Deus, refazendo os compromissos espirituais para que as bênçãos também sejam renovadas”, comentou.
Em relação ao significado da data, dom Aldo Pagotto destacou a dupla importância da Festa das Neves – como evento religioso e comemoração do aniversário de João Pessoa.
“Tradicionalmente, a festa tem essa ligação profunda com um povo guerreiro, humilde e trabalhador, que sente necessidade de se identificar como filho de Deus e vem agradecer à mãe amorosa. Já a questão cívica tem a ver com nossa identidade, nossas raízes paraibanas. É uma coisa mista, diversificada”, mencionou.
SHOW
A celebração dos 50 anos da Banda 5 de Agosto é o destaque da programação profana de encerramento da Festa das Neves. A banda irá se apresentar às 20h no palco principal do evento, localizado no Ponto de Cem Réis, após o show do poeta e repentista Oliveira de Panelas, às 18h30.
Já no Pavilhão dos Brincantes, na Praça Dom Adauto, o público poderá conferir apresentações de músicos regionais como o Mestre Braw (19h), o cordelista Vicente Campos Filho (20h), além dos grupos Jacoca (21h), Ajamulher (22h) e Amantes da Rabeca (23). Enquanto isso, a tenda Arte e Cena, na Praça Rio Branco, irá receber a partir das 15h espetáculos teatrais, exposições e performances artísticas.
Comentários