VIDA URBANA
Professores da rede municipal são homenageados pela PMJP
Homenagem envolve apresentações culturais e algumas escolas da Capital. A abertura será na manhã desta quarta-feira (13), às 10h, na Escola Municipal David Trindade, em Mangabeira.
Publicado em 11/10/2010 às 15:33
Da Secom-JP
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vai homenagear mais de três mil professores das 92 escolas municipais e 39 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) em dois dias de atividades. O prefeito Luciano Agra participa da abertura das festividades em um café da manhã que será realizado nesta quarta-feira (13), às 10h, na Escola Municipal David Trindade, em Mangabeira. A festa antecipa o Dia do Professor, comemorado na próxima sexta-feira (15).
Durante o evento de abertura também haverá apresentações musicais com grupos de choro, sexteto, voz e violão e dança. “O dia do professor foi feito para celebrar a luta, o trabalho, a vocação de tantos que se dedicam à educação. Parabenizo a todos e me orgulho por integrar um grupo que forma vencedores”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá.
Já na quinta-feira (14), aconteceram apresentações culturais a partir das 10h, na Escola Municipal Américo Falcão, no bairro do Cristo Redentor e na Escola Leonel Brizola em Tambauzinho. Logo mais, às 16h, as festividades acontecem simultaneamente nas Escolas Luis Augusto Crispim, bairro dos Ipês, e na Escola João Santa Cruz, Bairro dos Novaes.
15 de outubro
A data foi escolhida para homenagear o professor porque foi em 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), que D. Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. O decreto dizia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras” e destacava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. A celebração espalhou-se pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar.
Comentários