icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Professores da rede municipal são homenageados pela PMJP

Homenagem envolve apresentações culturais e algumas escolas da Capital. A abertura será na manhã desta quarta-feira (13), às 10h, na Escola Municipal David Trindade, em Mangabeira.

Publicado em 11/10/2010 às 15:33

Da Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vai homenagear mais de três mil professores das 92 escolas municipais e 39 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) em dois dias de atividades. O prefeito Luciano Agra participa da abertura das festividades em um café da manhã que será realizado nesta quarta-feira (13), às 10h, na Escola Municipal David Trindade, em Mangabeira. A festa antecipa o Dia do Professor, comemorado na próxima sexta-feira (15).

Durante o evento de abertura também haverá apresentações musicais com grupos de choro, sexteto, voz e violão e dança. “O dia do professor foi feito para celebrar a luta, o trabalho, a vocação de tantos que se dedicam à educação. Parabenizo a todos e me orgulho por integrar um grupo que forma vencedores”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá.

Já na quinta-feira (14), aconteceram apresentações culturais a partir das 10h, na Escola Municipal Américo Falcão, no bairro do Cristo Redentor e na Escola Leonel Brizola em Tambauzinho. Logo mais, às 16h, as festividades acontecem simultaneamente nas Escolas Luis Augusto Crispim, bairro dos Ipês, e na Escola João Santa Cruz, Bairro dos Novaes.

15 de outubro

A data foi escolhida para homenagear o professor porque foi em 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), que D. Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. O decreto dizia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras” e destacava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. A celebração espalhou-se pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp