VIDA URBANA
Professores planejam manifestação por jornada de trabalho diferenciada
Docentes são contra suspensão da carga horária de trabalho 'dobrada'. Protesto acontece nesta segunda-feira (21), às 15h, em Campina Grande.
Publicado em 21/02/2011 às 9:50
Karoline Zilah
Professores da rede estadual de ensino planejam uma manifestação contra algumas mudanças promovidas pelo Governo do Estado na jornada de trabalho. O protesto acontece em Campina Grande, às 15h desta segunda-feira (21), em frente à sede da 3ª Região de Ensino da Secretaria de Educação.
Os docentes reivindicam o direito à jornada diferenciada, que seria prerrogativa prevista no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério. Na prática, significa 'dobrar' a carga horária de trabalho, o que rende mais gratificações. “Muitos professores 'dobram' há dez ou mais anos, sendo uma pratica legal, moral e não pode de hora para outra, acabar sem nenhuma explicação racional que atenda os interesses da educação”, defende o sindicalista Sizenando Leal, também professor.
Os professores apontam que a retirada das 'dobras' teria o objetivo de substitui-los por 'apadrinhados' da base governista. “Se o governo não respeitar nossos direitos, vamos parar as escolas estaduais”, ameaça Sizenando.
Este não é o único conflito entre professor e Estado no início da gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB). Ele ainda enfrenta denúncias de falta de profissionais nas escolas e suspensão de pagamentos das gratificações de progressão horizontal.
Outras reivindicações são o pagamento das gratificações dos servidores que não receberam este mês, principalmente dos pró-tempores, a nomeação dos professores de Filosofia e Sociologia e a realização de novos concursos para professores e funcionários.

Comentários