VIDA URBANA
Programação religiosa da Semana Santa começa nesta quinta
Confira tradicional programação religiosa que acontece em João Pessoa em Campina Grande durante Semana Santa.
Publicado em 01/04/2010 às 9:40
Luzia Santos e Alberto Simplício
Do Jornal da Paraíba
Dando continuidade à programação da Semana Santa, relembrando a trajetória de Jesus Cristo, sua Paixão, Morte e Ressurreição, a Paróquia Nossa Senhora das Neves (Catedral Basílica) em João Pessoa realiza nesta quinta-feira (1), às 8h, a missa do Crisma e a bênção dos Santos Óleos. A tarde, às 17h, será celebrada a missa da ceia do Senhor e o ritual do Lava-pés.
Na capital, os atos religiosos serão presididos pelo arcebispo dom Aldo Pagotto. Já em Campina Grande, as cerimônias religiosas principais acontecem na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no mesmo horário da capital. A expectativa é de igrejas lotadas durante todo o dia, pois ainda haverá vigílias.
Na celebração da manhã, o arcebispo dom Aldo abençoará os ‘Santos Óleos’, que serão utilizados, durante todo o ano litúrgico, nas paróquias, nas celebrações dos Sacramentos da Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos. Também nessa ocasião, todos os padres farão a renovação das promessas sacerdotais, na presença do arcebispo.
Na missa da ceia, que lembra aos fiéis a última ceia celebrada por Jesus com os discípulos e institui o sacramento da Eucaristia, será realizado o ritual do lava-pés. Este ano, 12 pessoas representantes das diversas categorias sociais, desde o mais rico ao mais pobre, participam do ritual. “Com o lava-pés a Igreja quer lembrar o tema da Campanha da Fraternidade (Fraternidade e Economia)”, explicou o pároco Rui da Silva Braga.
Campina Grande
Em Campina Grande, exceto na Catedral, a celebração do lava-pés será feita à noite após a missa. Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Prata, a missa da ceia do Senhor vai acontecer às 19h30, e logo em seguida acontecerá a adoração ao Santíssimo.
Já na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, na Liberdade, a celebração eucarística e o lava-pés será às 19h30 também. Na Paróquia Santíssima Trindade, Catolé, será realizada às 19h30, e na Paróquia São João Maria Vianney e São Sebastião, no Alto Branco, a missa ocorrerá às 20h.
Na sexta-feira (2) haverá a celebração da Paixão do Senhor, às 15h, e logo em seguida, os fiéis vão sair da Catedral em procissão com destino ao Parque do Povo, onde vai acontecer a encenação da Paixão de Cristo. Pela manhã, a Catedral estará aberta para realizar a confissão às 11h, e logo em seguida ocorrerá o ofício da agonia de Jesus.
Comentários