icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Projeto da PMJP vira referência para o Ministério da Saúde

Projeto consiste, basicamente, em qualificar pessoas para cuidar de pacientes domiciliares que necessitam de cuidados especiais.

Publicado em 20/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 13:07

O curso Cuidadores Familiares, projeto da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), chamou a atenção do Ministério da Saúde e deverá se transformar num modelo a ser implantado em outras cidades brasileiras. O projeto é pioneiro no país e consiste, basicamente, em qualificar pessoas para cuidar de pacientes domiciliares que necessitam de cuidados especiais.

As 600 pessoas selecionadas para participarem do curso recebem uma bolsa no valor de R$ 200 mensais enquanto estiverem acompanhando as aulas, além de fardamento e todo material de apoio pedagógico. Após o curso, os participantes sairão capacitados para atuar como cuidadores.

Para o prefeito Luciano Cartaxo, a saúde do município deve ser pensada também com um olhar para aqueles que mais necessitam. “Apresentei a ideia ao Ministério da Saúde e, com o apoio de todos os parceiros, essa iniciativa se tornará referência nacional”, afirmou.

O programa teve uma aceitação imediata por parte da população. “Cuidar das pessoas pra mim é uma arte; com um curso que me qualifique pra isso, sei que vou poder ajudar muitos dos que precisam de uma atenção diferenciada”, disse Antonieta Vânia da Silva, uma das alunas do curso.

Já a dona de casa Maria Lúcia Nóbrega percebeu no curso uma oportunidade de se profissionalizar. “Já cuido de uma pessoa idosa e acredito que vou poder aprender muito com o curso”. Outro aluno animado é Diego Martins, que também já cuida de um idoso na família. “Isso foi o que me despertou o interesse em participar deste curso”, disse.

O curso é ministrado por profissionais da Prefeitura de João Pessoa, na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação (Odesc) e a Organização Panamericana de Saúde (Opas).
A idealização do projeto também é da prefeitura.

“O cuidador familiar possui um papel muito importante na aproximação entre pessoas com necessidades especiais e o serviço de saúde”, justificou o prefeito Luciano Cartaxo, completando que depois de viver uma experiência pessoal – quando teve que cuidar do próprio pai – ele percebeu que qualificação técnica para o cuidador é fundamental.

Antônio Roberto Vilela, 55 anos, busca meios para cuidar melhor da filha Maria Isabel, de 23 anos, que possui deficiências físicas.

“Precisei aprender a lidar com o problema dela sem qualquer apoio, e agora é muito bom poder estar aqui neste curso, que tem sido estupendo. Com certeza essa iniciativa vai deixar um legado muito especial para a cidade”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp