icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Projeto da Prefeitura de JP auxilia no aprendizado através do xadrez

Jogo pode parecer apenas mais uma tarefa, mas entre as peças  acontece uma revolução interior no aprendizado dos alunos.

Publicado em 21/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 16:49

Olhos atentos, silêncio e concentração para decidir qual será a próxima jogada no tabuleiro de xadrez. A cena protagonizada pelos alunos da Escola Municipal Cônego João de Deus se repete em outras 43 escolas da rede municipal de ensino, onde a atividade é desenvolvida com estudantes do Fundamental I. O jogo pode parecer apenas mais uma tarefa, mas entre torres, damas, peões, bispos, cavalos e reis acontece uma revolução interior no aprendizado dos alunos, principalmente na assimilação de conteúdos de matemática.

Os resultados são percebidos não só pelos professores, mas pelos estudantes, que contam como a atividade lúdica tem ajudado. “O xadrez me ensinou a vencer na vida. Hoje sonho em ser goleiro e sei que para isso acontecer preciso ter muita disciplina. Já faço xadrez há dois anos e até as minhas notas melhoraram”, relata Evanilson Costa, de 10 anos. Ele é um dos destaques da Escola Cônego João de Deus com participações em campeonatos de xadrez regionais.

Já a aluna Beatriz Pereira, 10, ainda não sabe o que quer ser profissionalmente, mas tem trilhado esse caminho prospero com boas notas e o xadrez tem sido fundamental. “O que eu mais gosto é jogar com minhas amigas. O xadrez me ajudou a ficar mais concentrada para fazer o dever de casa e estudar mais. Com a pratica do xadrez há três anos aprendi a traçar estratégias”, disse. Filha de pintor e mãe faxineira, a pequena tem sido exemplo para as irmãs que também estão praticando o xadrez.

De acordo com o coordenador do projeto ‘Xadrez nas Escolas’, Francisco Cavalcanti a prática desse jogo proporciona benefícios psicológicos relevantes. “Com o xadrez é percebido um efeito importante no setor cognitivo das crianças, aumentando o desempenho escolar e o equilíbrio emocional diante das dificuldades da vida e na comunidade. Temos alunos que foram do projeto e hoje estão sendo destaque nas universidades e até vice-campeão brasileiro da olimpíada escolar”, salientou.

ALUNOS MAIS CONCENTRADOS
A professora Débora Ribeiro conta que os alunos ficam mais concentrados na sala de aula depois da prática do xadrez. “A evolução deles, principalmente,no campo da matemática, é muito grande porque o raciocínio lógico é muito trabalhado com as estratégias do jogo. O comportamento uns com os outros também melhorou bastante, pois aprenderam a se respeitar mais. É importante aprender a hora de perder e ganhar, é um aprendizado para a vida deles, para própria identidade e para o meio social”, ressaltou.

Na Escola Municipal Cônego João de Deus, os alunos com necessidades especiais também melhoraram o nível de aprendizagem. “Nossos alunos com déficit global e hiperatividade depois que se envolveram no jogo aumentaram o poder de concentração da sala de aula e estão com mais vontade de aprender”, revelou Débora Ribeiro.

UM JOGO QUE VAI ALÉM DO TABULEIRO
Pesquisas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. Trabalhando as regras este jogo se torna uma atividade prazerosa e capaz de melhorar o desempenho dos estudantes. Atualmente, o xadrez está presente em 43 escolas da rede pública municipal com foco no ensino de base, Fundamental I.

A matemática é uma das disciplinas que mais consegue resultados positivos com o xadrez. O jogo ajuda na assimilação de vários conteúdos como probabilidade, progressões geométricas e geometria plana, visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio, criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos. Porém, os benefícios se expandem para além das barreiras escolares e podem ser aplicados na vida social.

O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida. Para conseguir este triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo.

Com a prática do xadrez, há três anos aprendi a traçar estratégias

10 benefícios do xadrez

Estimula o raciocínio lógico

Ativa a concentração

Desenvolve a tomada de decisões

Aguça a memória

Trabalha a paciência

Demanda a capacidade de planejamento

Aumenta a autoconfiança

Proporciona o respeito ao adversário

Exige responsabilidade

Instiga a imaginação e a versatilidade

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp