VIDA URBANA
Projeto do BRT não contempla ciclofaixas
Obra foi apresentada ontem e prevê a construção de quatro terminais de integração em JP.
Publicado em 30/08/2014 às 6:11 | Atualizado em 11/03/2024 às 12:12
Dois anos e três meses após o primeiro anúncio da implantação do “metrô sobre rodas”, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit), a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) apresentou ontem um projeto reformado para instalação de cinco corredores exclusivos para ônibus, que já está em fase de licitação, além de quatro terminais de integração. Apesar das readequações, o prefeito da capital, Luciano Cartaxo, admitiu que o novo projeto dos BRTs não contempla a população que utiliza exclusivamente a bicicleta como meio de transporte.
Segundo Luciano Cartaxo, o objetivo é estimular o cidadão a utilizar os transportes coletivos de massa, como o BRT. “As paradas do BRT terão bicicletário, então eles devem guardar lá, voltar para o terminal de integração, pegar o transporte e depois pegar a bicicleta na volta. Este é o segredo de você ter um corredor exclusivo para os ônibus. Não queremos nada que possa impedir a sua velocidade adequada. (Nos corredores exclusivos) não teremos bicicleta, carro, não teremos táxi”, explicou.
Para facilitar o acesso dos ciclistas, no entanto, Cartaxo disse que serão ampliadas em 80 quilômetros (km) as ciclofaixas no entorno dos terminais de integração. “Vamos aumentar 80 km de ciclovia, mas não nos corredores em si, mas para chegar aos terminais de integração. Temos que estimular que as pessoas passem a andar no transporte coletivo, que tem agilidade, conforto e segurança”, afirmou.
O presidente do Pedal Jampa (grupo de cicloativistas da capital), André Nascimento, questionou a falta de preocupação da Prefeitura em facilitar o tráfego de ciclistas. “Muita gente tem deixado o carro em casa e indo ao trabalho de bicicleta, por causa do trânsito caótico. A Prefeitura devia incentivar o uso da bicicleta. Mesmo agora aconselho meus colegas ciclistas a andar nas faixas alternativas, paralelas e transversais. De toda forma vamos continuar cobrando”, disse.
A obra de implantação dos BRTs, que conta com recursos do governo federal, através do Ministério das Cidades - o PAC 2 – Grandes Cidades/Programa de Mobilidade, está orçada em cerca de R$ 188 milhões e pretende construir corredores exclusivos nas avenidas Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Dom Pedro II e o Corredor Central da cidade.
Os corredores contarão com estações de parada de ônibus com faixa exclusiva junto ao canteiro central ao longo de toda a avenida e investimento em vias paralelas para a circulação mista de veículos.
A expectativa do secretário de Planejamento de João Pessoa, Rômulo Polari, é que em 90 dias as obras sejam iniciadas. “A licitação já está em andamento, o projeto foi definido em fase final e já apresentamos os detalhes operacional do sistema.
Fechamos a licitação no prazo máximo de 60 dias, de 10 a 15 dias depois estaremos liberando a ordem de serviço para que no máximo em 90 dias o projeto comece a ser executado.
Temos cinco corredores para serem executados. Cada corredor tem seu cronograma específico. No máximo em 24 meses deveremos entregar tudo, mas alguns corredores poderemos entregá-los gradativamente”, adiantou.
Comentários