icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Projeto 'Minha Árvore' chega ao Cruzeiro e Jardim Paulistano

Projeto 'Minha Árvore' já plantou cerca de seis mil mudas e tem a meta de plantar 10 mil árvores até o final do ano.

Publicado em 25/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 21/02/2024 às 15:52

Os bairros do Cruzeiro e Jardim Paulistano, na zona sul de Campina Grande, receberão a partir da segunda semana de março o projeto 'Minha Árvore', que acontece na cidade há cerca de sete meses em parceria das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Educação (Seduc). Desde sua implantação, o projeto já plantou cerca de seis mil mudas e tem a meta de plantar 10 mil árvores até o final do ano. A iniciativa é levada para estudantes da rede municipal de ensino e também para escolas da rede privada.

Na manhã de ontem, o estudante Tony Marcos Soares, 9 anos, que reside no bairro Três Irmãs e assiste suas aulas na Escola Municipal Maria Borborema, recebeu junto a dezenas de estudantes entre 7 e 12 anos os certificados pela participação no projeto 'Minha Árvore', que aconteceu na Escola Municipal Professora Luzia Dantas, no Alto Branco.

Tony conta que em outubro do ano passado plantou mudas na sua escola e após palestras educativas incentivou também a preservação correta de árvores frutíferas existentes na sua casa. “Na frente da minha casa havia uma árvore que estava causando problemas na rede elétrica, mas no quintal há mamoeiros, aceroleiras e um pequeno coqueiro que não eram cultivados da maneira correta. Eles agora são irrigados corretamente e podemos comer algumas frutas que nascem lá mesmo na nossa casa”, fala o estudante.

Quem comemora a iniciativa que foi levada para casa pela criança é o prefeito Romero Rodrigues, que entregou os certificados aos alunos e conta que o projeto conta com estrutura para a manutenção das árvores plantadas. “Quando vemos o resultado positivo de uma criança dizer que através das palestras oferecidas levou a ideia para sua casa, notamos que a ação está surtindo efeito, já que mais do que plantar, nós pretendemos criar a consciência da necessidade do plantio e da manutenção de árvores em toda a cidade”, disse o prefeito.

Romero explicou ainda como a prefeitura está se mobilizando para seguir arborizando as ruas de Campina Grande. “Estamos realizando o trabalho de plantar as árvores, mas também de mantê-las. Há um caminhão-pipa que foi adquirido no final do ano passado para irrigá-las e outro estará sendo comprado nos próximos dias. Também compramos um caminhão que auxilia nas podas de revitalização das árvores, para que elas não causem transtornos aos moradores e possam crescer de maneira saudável”, falou o prefeito.

Na cidade, estima-se que haja um déficit de 700 mil árvores, que não foi confirmado pela Sesuma. De acordo com a agente ambiental Rafaela Oliveira, um levantamento está sendo realizado pela secretaria para que possa haver o controle de quantas árvores existem em Campina Grande e quantas precisam ser plantadas em todo o município.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp