icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Projeto que leva aulas gratuitas de bateria a escolas municipais é lançado

Seis escolas de Cabedelo vão participar da primeira fase da iniciativa, batizada de Bateria Interativa na Escola. Aulas começam na quinta (16).

Publicado em 13/06/2016 às 15:45

Um projeto que pretende levar aulas gratuitas de bateria às escolas municipais de Cabedelo, na Região da Grande João Pessoa, foi lançado nesta segunda-feira (13). A iniciativa, batizada de Bateria Interativa na Escola, faz parte das atividades do Ano Cultural Hermes Nascimento e tem por objetivo incentivar a musicalidade nas escolas através de atividades com instrumentos percussivos.

Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), seis escolas participam dessa primeira fase do projeto: Altimar de Alencar Pimentel, Rosa Figueiredo de Lima, Silvana Pontes, Maria Pessoa Cavalcanti, Damásio Franca Macedo e Paulino Pinto. As aulas têm início previsto para a próxima quinta-feira (16).

De acordo com o coordenador de projetos educacionais, Gilberto Silva, a escolha das escolas participantes dessa primeira etapa do Bateria Interativa seguiu o critério de proximidade do Centro de Artes e Cultura, para facilitar o acesso e tranquilizar pais quanto a segurança dos filhos, já que os matriculados frequentarão as aulas em período oposto às aulas normais.

Ao longo de 4 meses, uma turma de 32 alunos participará das aulas do curso básico de bateria, no Centro de Artes e Cultura. Serão formadas 8 turmas, sendo 4 no turno da manhã e 4 à tarde. Cada turma será composta por 4 alunos, com 1 aula por semana, com duração de 1h30. Os participantes foram escolhidos entre os alunos do 4º ao 9º ano.

Cada aluno receberá, em forma de empréstimo, um praticável percussivo e duas baquetas para praticar as aulas em casa, seguindo as orientações pedagógicas do professor. A avaliação será contínua e, a cada mês, os alunos farão provas escritas e práticas.

De acordo com o professor Augusto Barbosa, serão vistos durante o curso tópicos sobre a história da bateria, composição do instrumento, propriedades do som, teoria musical, manuseio do instrumento, rudimentos e ritmos brasileiros. Ele também explicou as vantagens da bateria para a formação dos alunos.

“A bateria é um instrumento completo, com o qual a criança desenvolve a coordenação motora dos membros superiores e inferiores e também a mente. Com esse instrumento, a gente enxerga uma ferramenta muito grande na área da educação. Ele incentiva a cultura e desenvolve na criança uma visão bem mais ampla, além de trazer benefícios na correção postural e na desenvoltura com o público”, explicou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp