VIDA URBANA
Projeto vai reestruturar trânsito
Pesquisa para estudo e reestruturação do trânsito da capital paraibana já está em andamento, diz Semob.
Publicado em 20/12/2012 às 6:00
De acordo com Cristino Nóbrega, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) desenvolveu o projeto que foi aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está financiando a pesquisa de 'Origem – Destino' para estudo de reestruturação do transporte coletivo em João Pessoa, que já está em andamento, a fim de otimizar o tempo de percurso na cidade.
Cristiano Nóbrega ressaltou que por se tratar de uma pesquisa complexa, que interroga a população local, considerando o domicílio e os locais de destino, o projeto ainda não possui previsão de data para conclusão. “Todas as informações coletadas junto à população serão repassadas para um programa de computador, que vai avaliar todos os anseios dos passageiros, bem como a demanda”, explicou.
Segundo o diretor de Operações da Semob, esta era uma pesquisa muito esperada pelo órgão, já que será de grande contribuição para a melhoria do transporte coletivo. “A última pesquisa feita nesse sentido foi realizada em 1983, que está desatualizada, tendo em vista a realidade urbana da cidade que é muito diferente daquela época. Além disso, a concretização desse projeto irá provocar outras pesquisas, também voltadas para a melhoria do transporte coletivo”, ressaltou.
Ao concluir, Cristiano Nóbrega, avaliou que o transporte coletivo é a solução do trânsito de João Pessoa, pois atualmente a cidade não comporta o grande número de veículos que está circulando em suas vias, gerando os congestionamentos. Ele ainda frisou que a cidade não possui demanda para implementação de metrô, pois “este é um investimento muito alto e João Pessoa não tem demanda para tanto, então não compensa”.
Comentários