icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Prorrogado até dia 12 prazo de inscrição para o 'Moradouro '

Ao todo, são 17 apartamentos e seis pontos comerciais que serão construídos em oito casarões que fazem parte do projeto.

Publicado em 02/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:04

As pessoas que desejam morar no Centro Histórico de João Pessoa ganharam mais tempo, pois as inscrições que terminariam na próxima quinta-feira foram prorrogadas até dia 12 de junho. Ao todo, são 17 apartamentos e seis pontos comerciais que serão construídos em oito casarões que fazem parte do projeto 'Moradouro'. As moradias, que ficam localizadas na Avenida João Suassuna, serão revitalizadas neste semestre pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os beneficiários serão escolhidos por meio de sorteio, que obedecerá regras estabelecidas em edital, e receberão o financiamento por meio do 'Minha Casa, Minha Vida'.

Para poder concorrer às moradias, os interessados devem possuir renda bruta mensal comprovada entre R$ 1.600 a R$ 3.275, não possuir imóvel na zona urbana ou rural, não ter sido contemplado por outros programas habitacionais, morar em João Pessoa há mais de 5 anos, estar de acordo com a prestação do imóvel e ser maior de 18 anos. Além desses critérios, será dada prioridade a pessoas que fazem parte do meio cultural, como artistas plásticos, músicos, atores. Essas e outras determinações podem ser consultadas no edital de seleção nº 001 de 2015, publicado no site da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab).

Os casarões que serão habitados são os nº 01, nº 09, nº 13, nº 19, nº 27, nº 35, nº 43 e nº 49. Segundo a secretária de Habitação Social de João Pessoa, Socorro Gadelha, serão selecionadas 17 famílias que habitarão os locais, caso o número de inscritos seja maior do que a oferta de moradias, será realizado um sorteio para que todos tenham a oportunidade de seleção. A princípio, o prazo estabelecido é o já divulgado, ainda não há informações sobre nova data para retardatário. “Após encerrar o período de seleção, e os 17 apartamentos já tiverem seus moradores, iremos realizar uma revitalização interna, que com certeza será ainda neste semestre. A intenção é que essas pessoas estejam morando no Centro Histórico ainda neste ano”, garantiu. Os interessados devem procurar a Semhab, das 8h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira. Os resultados da seleção serão divulgados 15 dias após o último dia das inscrições.

As reformas dos casarões irá preservar toda a estrutura histórica e patrimonial das fachadas que possui características de arquitetura Art Déco e Art Nouveau e será fiscalizada pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac). Os casarões serão modificados internamente para que os apartamentos sejam construídos.

A reabilitação dos casarões do Centro Histórico segue desde 2007, quando uma área de 370 mil metros quadrados foi tombada pelo Ministério da Cultura. Em 2010, o projeto estava sendo elaborado pela Secretaria de Habitação. Em 2011, uma licitação estava sendo feita para que as obras começassem em 2012. Em março deste ano, nenhuma intervenção havia sido feita nos casarões.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp